Hospital Clériston Andrade promove curso de libras para funcionários
O curso terá duração de 5 meses
O curso terá duração de 5 meses. As aulas serão semanais, das 8h00 às 11h30, e tem como público-alvo a equipe multiprofissional do HGCA. De acordo com Gislane Marins, diretora de Enfermagem do HGCA, o objetivo é melhorar o atendimento e o acesso das pessoas com perda auditiva ao Sistema Único de Saúde.
"Essa será nossa segunda turma, a primeira tivemos 40 profissionais de saúde e nesta segunda teremos que capacitar 25. A ideia surgiu da necessidade de aperfeiçoar o atendimento aos surdos no hospital. Estamos focando nos profissionais que atuam na assistência direta ao paciente. São pessoas que estão diariamente no hospital. Isso vai facilitar a comunicação entre pacientes surdos e a instituição. Muitos chegam na unidade sem saber como se comunicar para explicar sintomas e informações importantes na anamnese para definição de conduta. Com o curso de libras, vamos melhorar a comunicação e consequentemente o atendimento destes pacientes", afirmou Gislane.
Sobre o Asas
O Asas será ministrado pelo professor Marcilio de Carvalho Vasconcelos, do departamento de Letras da Uefs, que inclusive é surdo, e por Midian Jesus de Souza Marins, professora auxiliar da UFRB. O projeto busca oferecer formação básica em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para profissionais da área de saúde buscando promover acessibilidade na referida língua para usuários surdos do Sistema Único de Saúde (SUS). O foco desta formação será a aprendizagem significativa de Libras, em uma perspectiva dialógica e instrumental em que vivenciaremos momento de interação e comunicação através da língua em questão.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.