Homenagem ao Almirante Tamandaré é inaugurada em Feira de Santana
Ato foi realizado na manhã desta segunda, 19
O prefeito Colbert Martins Filho e o comandante do 2º Distrito Naval (Com2ºDN) da Marinha do Brasil, vice-almirante Antônio Carlos Cambra, inauguraram na manhã desta segunda-feira (19) o monumento em homenagem ao Almirante Joaquim Marques Lisboa, na Praça Almirante Tamandaré, localizada no conjunto Milton Gomes.
A inauguração do monumento em homenagem ao Almirante Tamandaré, patrono da Marinha do Brasil, faz parte de uma série de atividades promovidas pelo Com2ºDN para comemorar o "11 de junho - Dia da Marinha" e valorizar as figuras notáveis da História Naval.O comandante do 2º Distrito Naval, Antônio Carlos Cambra, expressou sua gratidão pela homenagem prestada pelo município. "Ficamos honrados com essa homenagem vinda do povo de Feira de Santana. O monumento representa não apenas a figura do Almirante Tamandaré, mas também simboliza a coragem, dedicação e compromisso dos militares que servem à Marinha do Brasil. É um marco que ressalta a importância de valorizar os heróis e as personalidades notáveis da história naval em nosso país", declarou.
O prefeito Colbert Filho ressaltou o projeto de revitalização da praça Almirante Tamandaré. "Nosso objetivo é que a praça esteja à altura dessa homenagem". Ele mencionou a contribuição histórica de Feira de Santana para as Forças Armadas. "Estamos apenas a 35 km de Cachoeira, que teve participação determinante na independência da Bahia e do Brasil. E foi de Feira que Maria Quitéria saiu, integrando as Forças Armadas nessa luta", lembrou.
O presidente da Associação de Moradores do Conjunto Milton Gomes, Cláudio Vale, destacou que a homenagem valoriza ainda mais a praça. "Foi uma grata surpresa e trouxe benefícios para nossa comunidade. Essa praça é muito importante para a comunidade, usada para caminhadas matinais, diversão das crianças, um espaço que, em 40 anos, nunca teve a atenção e o cuidado que está recebendo agora", pontuou.
Na placa de descrição do monumento existe um QR Code para que qualquer cidadão possa acessar informações acerca do homenageado através do smartphone.
O ato foi prestigiado por diversas autoridades civis e militares, como o capitão de Portos da Bahia, Wellington Lemos Gagno; o comandante do 35º Batalhão de Infantaria do Exército, Vando Azevedo; além de representantes do Comando de Policiamento Regional Leste da Polícia Militar; Guarda Municipal; secretários municpais; vereadores e moradores da localidade.
O Almirante Tamandaré
Nascido em 13 de dezembro de 1807, Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, patrono da Marinha, dedicou 66 anos de serviço à Marinha do Brasil e participou de episódios decisivos na formação do nosso país, como as lutas pela independência do Brasil, Independência do Brasil na Bahia e a Guerra da Tríplice Aliança.
Além de ser um militar exemplar e um exímio marinheiro, o Almirante Tamandaré teve uma trajetória marcada pela honradez e pela extrema lealdade à jovem Nação Brasileira, colocando sempre os interesses do Brasil acima de sua própria vontade ou interesses pessoais. Seus exemplos e virtudes servem como inspiração não apenas para as gerações atuais.
Com informações da Secom/PMFS.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.