Hospital Clériston Andrade vira cenário de atendimento em simulação de desastre

Geral Feira de Santana

Hospital Clériston Andrade vira cenário de atendimento em simulação de desastre

Hospital sediou atividades do IV CIDEM

Crédito: Leonardo Rattes/GovBa
Uma grande tragédia envolvendo 40 vítimas, todas precisando de atendimento de urgência. Este foi o cenário visto na manhã deste sábado (26) na emergência do Hospital Geral Clériston Andrade, unidade da rede da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em Feira de Santana. Toda a situação envolvendo cerca de 100 profissionais do hospital foi uma simulação realística de acidente em massa com inundações, barragens e produtos perigosos.

Em uma tenda montada ao lado da emergência, os pacientes factícios eram triados e recebiam os primeiros atendimentos. O espaço foi dividido em duas tendas de descontaminação das vítimas, outra de atendimento, um posto de comando e outro de apoio e acolhimento da imprensa e familiares que estavam em busca de informações sobre os pacientes.

A atividade fez parte da programação do IV Congresso Internacional de Desastres em Massa (CIDEM), que este ano teve como tema "Desastres com inundações, barragens e produtos perigosos (QBRN – e – Químicos, Biológicos, Radioativos, Nucleares e explosivo)".

O CIDEM simulou um acidente catastrófico causado pelo rompimento de uma barragem, provocando inundações, e também um vazamento de produtos químicos que provocou a contaminação de múltiplas vítimas. Cerca de 40 "vítimas" fictícias foram transportadas para o HGCA por meio de ambulâncias, ônibus e helicópteros, simulando diferentes cenários de socorro imediato.

Uma equipe devidamente paramentada para evitar contaminação coordenou o fluxo de atendimento desde a triagem até a descontaminação e tratamento. A iniciativa não apenas fortaleceu a preparação dos profissionais do HGCA para situações críticas, mas também contribuiu para a discussão e aprendizado no âmbito do CIDEM.

Para a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, que esteve acompanhada a ação, esta é uma importante iniciativa para formação e capacitação dos profissionais. "É importante estarmos sempre preparados para situações como estas e essas simulações servem para verificar os pontos críticos. A gente espera que nunca aconteça, mas se acontecer, estaremos preparados", afirma a Secretária.

Segundo a diretora-geral do HGCA, Cristiana França, o CIDEM é uma preparação da equipe do hospital para atendimento a múltiplas vítimas. "O evento reuniu uma ampla gama de profissionais da saúde. Nossas equipes multiprofissional e de apoio mostraram que o HGCA, está mais do que preparado para atendimento a múltiplas vitimas. Ao participarmos de uma simulação tão elaborada e realística, demonstramos o compromisso contínuo com a excelência no atendimento médico mesmo nas situações mais solicitadas", pontuou Cristiana.

A simulação contou também com equipes do Corpo de Bombeiros, SAMU e Polícia Militar. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 10 Janeiro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/