Fundação Hospitalar garante direito à acompanhante em unidades de saúde

GeralFeira de Santana

Fundação Hospitalar garante direito à acompanhante em unidades de saúde

A Lei 14.737/23 foi publicada no Diário Oficial da União 

Crédito: Divulgação

As unidades geridas pela Fundação Hospitalar de Feira de Santana, que incluem o Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher), o Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem e o Centro Municipal de Prevenção ao Câncer, garantem o direito estabelecido pela Lei 14.737/23, que assegura às mulheres o acompanhamento por uma pessoa maior de idade durante todo o período do atendimento.

A legislação, publicada no Diário Oficial da União, reforça o direito das mulheres de serem acompanhadas durante consultas, exames ou procedimentos médicos em unidades de saúde, independente de serem públicas ou privadas.

A diretora presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas, destaca a importância do cumprimento das leis que visam assegurar os direitos dos pacientes. "É fundamental que as unidades de saúde cumpram e respeitem as leis que garantem os direitos dos cidadãos. O direito ao acompanhante para as mulheres durante os procedimentos médicos é uma forma de proporcionar suporte emocional e garantir uma assistência mais humanizada", ressalta.

A Lei 14.737/23 estabelece, entre outras diretrizes, a possibilidade da paciente recusar o acompanhante indicado, o direito de ser informada sobre seus direitos, a necessidade de consentimento por escrito em determinadas situações e permitir a presença de um acompanhante profissional de saúde em casos específicos. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 01 Janeiro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/