Foto de crianças feirenses vence concurso nacional e estará em livro infantil
'Brincar na Rua', da carioca Magna Domingues, fala da importância de brincar na infância
Em um rápido exercício de memória, a maioria das pessoas relaciona a infância com brincadeiras, sobretudo as de rua, aquela liberdade de correr, pedalar, jogar bola. Sempre alguém irá lembrar do brincar junto com a turma de amigos e também como era difícil acabar com a brincadeira e voltar para casa. Mas não é que a brincadeira de rua além de divertir é também coisa séria, que rendeu até um livro sobre a importância da amizade, brincadeira e infância.
Da escritora carioca, Magna Domingues, o livro infantil 'Brincar na Rua' traz um pedaço da diversidade de Feira de Santana nas páginas da publicação. É que através de um concurso fotográfico nacional, quatro fotos foram selecionadas para ilustrar a publicação. Uma delas é de uma 'turminha' feirense. Sophia, Alisson, Alan, Levi, Iasmin, Roberto e Thiago posaram para uma foto bem natural, na rua de casa mesmo e foram parar no livro que irá rodar o Brasil.
"Quando eu recebi essa foto, berrei: 'gente, eu escrevi essa cena'! Tem um trecho do livro que, antes de ser ilustrado, eu imaginava ser exatamente assim.... Foi tão lindo receber esse registro, que era impossível não selecionar a foto para ficar eternizada em nossa obra", comentou Domingues sobre a fotografia.
Silvana Miranda, mãe da pequena Sophia, de 11 anos, comentou sobre o registro. "É uma foto simples, mas rica em diversidade, o tema também nos remete a uma prática importante e prazerosa, mas infelizmente cada dia banida da nossa sociedade por conta da violência. Mesmo com estas dificuldades, nós pais das crianças fazemos uma espécie de revezamento, monitorando para que eles continuem a brincar", disse.
O incentivo ao brincar é tão importante que desde 1998 no dia 28 de maio é celebrado o Dia do Brincar, que aliás tem uma semana reservada de comemorações. A Semana Mundial do Brincar é uma campanha para a sensibilização da sociedade sobre a importância do brincar na infância. Em Feira de Santana, por exemplo, as atividades o Dia do Brincar foram levadas as escolas da rede municipal, na sétima edição em que a data é lembrada no município.
A proposta com relação a data é que qualquer pessoa, coletivo ou organização possa criar e colocar em prática atividades em prol do brincar que envolvam crianças, familiares e educadores. Isso pode acontecer em espaços como praças e parques públicos, escolas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental, centros culturais e teatros municipais, universidades públicas, dentre outros.
A importância do brincar permite avaliar três aspectos: o desenvolvimento integral (ao brincar, a criança mobiliza múltiplos sentidos), infância plena (possibilita a construção de vínculos sociais e o compartilhamento de saberes e descobertas) e a cultura da infância (as crianças constroem simbolicamente seus mundos na interação com os adultos).
Comentários: 1
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Que reportagem linda!!!! tema muito importante, parabéns crianças!!