Festival Regional de Cultura, Arte e Sustentabilidade inicia em Feira de Santana com programação diversificada
O Instituto de Ação Pro Emprego e Sustentabilidade (IAPES) também esteve presente ao evento
Uma das atrações principais é o Concurso Musical de artistas feirenses, que dá a oportunidade para vozes locais e de comunidades próximas se apresentarem e buscarem seu espaço no cenário musical. As apresentações ocorrem entre 15h e 22h, onde participam de um concurso cultural.
O evento contou com o apoio do vereador Pedro Américo, que destacou a importância de incentivar a população a participar dessa celebração cultural. "Nós estamos estimulando a população de Feira de Santana a prestigiar esse momento importante. Uma atividade como essa, realizada pelo Instituto de Sustentabilidade, pela Associação de Bandas de Feira de Santana e outros parceiros, é uma oportunidade para mostrar a arte local e apoiar os artistas que buscam visibilidade. Em apenas uma semana, 63 bandas se inscreveram para o concurso, o que mostra a grande procura e o espaço que os artistas realmente precisam", afirmou.
O Instituto de Ação Pro Emprego e Sustentabilidade (IAPES) também esteve presente ao evento que também teve apoio da Prefeitura Municipal de Feira de Santana. Danilo Bitu, integrante do IAPES, ressaltou o valor de dar visibilidade aos artistas feirenses. "A entrada gratuita é uma forma de tornar o evento acessível a todos e valorizar a cultura e a arte locais. Nossa intenção é reunir os artistas de forma geral, com foco em promover os feirenses, mostrando o que nossa cidade tem a oferecer", afirmou,
Cristiano Lobo, secretário municipal de Cultura, também destacou a importância do festival como um espaço de valorização das artes e da sustentabilidade. "Este festival não só promove a arte e a cultura, mas também desperta a importância da sustentabilidade em um mundo cada vez mais carente desse olhar sensível. Artistas, em especial os artesãos, têm o cuidado de utilizar materiais recicláveis e pensar no impacto ambiental. Esse movimento incentiva a comunidade a refletir sobre a preservação do meio ambiente", explicou.
Lobo ainda adiantou que a Secretaria Municipal de Cultura está planejando ações de reforma de importantes equipamentos culturais da cidade, como os teatros Maestro Miro e Margarida Ribeiro, para que se tornem espaços acessíveis à população e promovam espetáculos e oficinas com frequência.
A expositora Roberta Queiroz, que participa do evento com sua marcenaria criativa, também falou sobre a relevância do festival: "É uma oportunidade incrível de juntar várias formas de arte, como música, artesanato e gastronomia regional. Estou aqui com peças decorativas que unem funcionalidade e decoração, e é maravilhoso poder participar de um evento tão importante para a nossa cidade."
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.