Feirenses aderem ao Expresso Novo Centro para deslocamentos rápidos
Em fevereiro, mais de 30 mil pessoas optaram pela nova linha
O Expresso Novo Centro se tornou a escolha dos feirenses e passageiros de outros municípios no deslocamento pela região central de Feira de Santana. Desde a implantação em dezembro, 59.206 pessoas já foram transportadas e a adesão ao serviço de transporte atingiu 40% no primeiro ciclo de avaliação, entre janeiro e fevereiro – saltando de 24.303 para 34.903 usuários.
Tarifa competitiva (R$ 0,50) e viagens rápidas são os fatores que têm atraído o usuário, segundo a Secretaria de Transportes e Trânsito (SMTT). Quatro ônibus circulam em intervalos de apenas 20 minutos por um corredor de 12 km nas avenidas Olímpio Vital, Getúlio Vargas e Noide Cerqueira (até o Shopping Avenida)."A nova linha expressa é uma opção de micromobilidade eficiente", explica o secretário da pasta, Saulo Figueiredo. O conceito, implantado pelo Governo Municipal como complemento à mobilidade urbana, consiste na oferta de um meio de transporte que atenda a necessidade do passageiro se deslocar por curtas distâncias.
Ainda, estudo da SMTT revela que as pessoas têm optado pelo Expresso Novo Centro no lugar do transporte por aplicativo devido ao aumento das tarifas pagas a cada corrida. As consecutivas altas dos combustíveis também vem desmotivando o negócio para o condutor autônomo. Como consequência, rejeição de corridas a longa distância de onde estão, pois a cobrança só começa após o passageiro entrar no carro.
ADEQUAÇÕES
A Prefeitura de Feira realiza semanalmente ajustes na operação de transporte para atender a demanda de usuários. Foram 4.105 viagens já realizadas nesse período que totalizam um incremento de 30%.
Usuários do Cartão Social Via Feira estão entre os que mais utilizam o serviço, sendo 60%. Em seguida, passageiros com o cartão Vale Transporte Eletrônico (30%), estudantes (5%), além de idosos e pessoas com necessidades especiais (8%).
Um novo estudo feito pela SMTT está pronto e o próximo passo, segundo o titular da pasta, é implantar uma nova linha do Expresso Novo Centro. Serão contemplados os corredores da Rua Visconde do Rio Branco, Praça João Barbosa de Carvalho (Praça do Fórum) e na Avenida Senhor dos Passos.
"Com isso, faremos adequações de pontos de embarque e desembarque do intermunicipal [transporte]", explica. A medida vai desafogar o trânsito, bem como ampliar a oferta de ônibus no Centro.
HORÁRIOS
Em dias úteis, os ônibus circulam das 6h às 20h30. Aos sábados entre 6h e 18h e nos domingos das 7h às 17h. O pagamento é realizado através de cartão eletrônico no próprio veículo.
Com informações da Secom/PMFS.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.