Feira de Santana foi a cidade que mais se destacou na geração de empregos no interior do estado

GeralContratações

Feira de Santana foi a cidade que mais se destacou na geração de empregos no interior do estado

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), município registrou aumento considerável nas contratações 

Foto: Reproduçãp/ Carlos Augusto
Feira de Santana Notícias 24h - Em 2024, Feira de Santana teve um aumento significativo nas contratações, com destaque para o setor industrial, superando até mesmo o comércio. A cidade se destacou como o município do interior da Bahia que mais gerou empregos no ano, superando até mesmo o comércio em termos de crescimento e ficando à frente de algumas capitais do Nordeste.

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o município registrou um aumento considerável nas contratações, com destaque para o setor industrial, que obteve um saldo positivo notável, ficando em segundo lugar entre os setores com mais admissões.

O número total de contratações em Feira de Santana atingiu 62.788 admissões, contra 55.227 demissões, resultando em um saldo positivo de 7.571 postos de trabalho. Esse crescimento representou um aumento de 23,95% em relação ao ano anterior. No entanto, apesar do saldo geral positivo, o mês de dezembro apresentou um retrocesso: foram 3.596 admissões contra 4.601 demissões, gerando um saldo negativo.

O grande destaque de 2024 foi o crescimento da indústria no município, que superou o comércio em número de contratações. O setor industrial registrou 8.669 novos empregos, com um saldo positivo de 1.860 vagas. Esse resultado representa uma mudança significativa no perfil da economia local, tradicionalmente voltada para o comércio e serviços.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H:Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Segundo o Caged, Feira de Santana foi a cidade com o maior crescimento na geração de empregos no interior do estado, ficando atrás apenas de Salvador e das capitais nordestinas. A expectativa para 2025 é ainda mais otimista, com a projeção de mais vagas de trabalho, especialmente no setor industrial.

Magno Felzemburgh, diretor da Casa do Trabalhador, em entrevista à Rede Bahia, afirmou que, embora os números sejam positivos, há uma preocupação com o comércio.

"O setor de serviços em Feira sempre foi forte e deve continuar assim. A grande novidade é a indústria, que apresentou saldo positivo, ficando em segundo lugar no ranking de 2024, o que muda o cenário local. O fortalecimento da indústria se deve ao aumento das exportações, impulsionado pela alta do dólar. Nossa grande preocupação é com o comércio, porque, apesar de ter ficado em terceiro lugar no ranking de contratações, ele sempre foi o setor que mais emprega, mas também foi o que mais demitiu", destacou.

A economista Júlia Mendes analisou os números com otimismo, destacando o impacto positivo na economia local.

"Pelo terceiro ano consecutivo, a taxa de desemprego caiu. Isso significa mais gente trabalhando, recebendo salários e aumentando o consumo. Além disso, houve um aumento na renda média do trabalhador brasileiro, o que, combinado com a queda da taxa de desemprego, propicia um aumento no consumo", explicou.

Especialistas acreditam que, com o fortalecimento da indústria e a recuperação gradual do número de contratações no comércio, Feira de Santana segue um caminho promissor para 2025, com a perspectiva de ainda mais crescimento e geração de empregos. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 13 Fevereiro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/