Empreendedores de Feira de Santana faturam com aumento nas vendas de licor

GeralVendas

Empreendedores de Feira de Santana faturam com aumento nas vendas de licor

O licor tem grande destaque nas festas. 

Nos festejos juninos, as vendas de produtos, comidas e bebidas típicas são componentes indispensáveis do período. O licor tem grande destaque nas festas e, por isso, a cada ano, tem despertado o interesse de empreendedores, que passam a produzir a bebida de forma artesanal.

A veterana Delma Maria, que produz o "Licor da Miminha" há 30 anos, diz que percebeu um aumento da procura do produto em relação ao mesmo período do ano passado.

"Tudo começou com alguns amigos pedindo para eu fazer um licor. Na época era só o do passas, que se chamava de moscatel. Depois veio o de maracujá com leite condensado para os amigos, depois eu criei a receita de maracujá com acerola e fui criando outros sabores também. Em relação ao ano passado, a procura aumentou bastante. Esse ano tivemos uma dificuldade no maracujá muito grande, pois esteve em falta, além do aumento. O açúcar também teve alta no preço, assim como outros produtos que tivemos certa dificuldade de encontrar, mas no final deu tudo certo. A gente fica o ano inteiro preparando tudo, decora a casa. Cada ano colocamos um tema diferente para agradar aos clientes e amigos, são pessoas que já fazem parte no nosso São João há muito tempo".

Já Driele da Silva, designer de interiores e nova fabricante, diz que a cada dia vem se aprimorando para garantir a qualidade da bebida típica do São João. "É uma enorme felicidade, uma construção a cada dia. Todos os dias fazemos um pouco para fazer com que esse momento das festas juninas ocorra perfeito e leve diversão para as pessoas. A gente prova também, no final de semana dá para provar um pouquinho", garante.

A jornalista Fernanda Figueiredo, especialista na elaboração de bolos e doces, conta que não esperava tamanha aprovação quando resolveu se aventurar na produção licoreira e já considera a venda do produto um grande sucesso.

"Surgiu de uma forma inesperada. Fiz um curso ano passado e a partir desse curso, eu apresentei aos meus clientes (porque já trabalho no ramo de confeitaria) e eles gostaram e foram encomendando, daí surgiu a ideia de outras receitas e revenda", diz.

Preparo

Cada produtor desenvolve suas próprias receitas com segredos muito bem guardados, mas, de forma geral, deram dicas para garantir a qualidade e sabor do composto:

- Os Licores são produzidos através da fermentação, com a união de frutas, açúcar e do álcool surge muito procurada, principalmente, nos festejos juninos. Os licores podem ser feitos das diversas frutas e outros ingredientes como gengibre, tapioca, milho e até mesmo rosas.

- A infusão consiste em misturar a fruta com o álcool, para extrair o princípio aromático. Essa infusão deve repousar por alguns dias, em vidro bem fechado. Produtores alertam que algumas infusões precisam ser agitadas todos os dias, para tornar a extração mais eficiente. O tempo de infusão depende do tipo de fruta utilizado, variando de três a cinco dias para a jabuticaba, por exemplo, e de 30 a 40 dias para jenipapo.

- Após preparada, a infusão deve ser filtrada. Para retirar resíduos mais grossos, ela deve ser passada em uma peneira. Em seguida, deve ser passada em coador de nylon ou filtro de papel para retirar os resíduos mais finos. A calda de açúcar ou xarope deve ser preparada, separadamente, misturando-se a água e o açúcar indicados em cada formulação. O líquido deve ser fervido cerca de vinte minutos, até adquirir uma consistência de calda média. Após pronta, deve ser filtrada em um tecido de algodão ou nylon, bem limpo. A cauda é adicionada à infusão, após fria.

Os produtores recomendam ainda que, para ser considerado de boa qualidade, o licor deve ser colocado em garrafão de cor escura e deixado em repouso por um período de três a seis meses, em local escuro, fresco e arejado. Esse processo chama-se envelhecimento e visa apurar o sabor do produto. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 23 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/