Em média, 265 crianças e adolescentes ficam órfãos em Feira de Santana desde 2021

GeralDados

Em média, 265 crianças e adolescentes ficam órfãos em Feira de Santana desde 2021

O levantamento abrange o período de 2021 a 2024, quando foi possível realizar o cruzamento dos dados dos CPFs 

Foto: Divulgação
Levantamento inédito realizado pelos Cartórios de Registro Civil da Bahia aponta que 265 crianças e adolescentes de até 17 anos ficam órfãos de pelo menos um de seus pais por ano em Feira de Santana. Os dados, pela primeira vez consolidados a nível estadual, mostram ainda que, em 2021, a Covid-19 foi responsável por ao menos um sexto da orfandade no município, correspondendo a 36 crianças que perderam seus pais por conta da doença em um total de 240 órfãos.

O levantamento abrange o período de 2021 a 2024, quando foi possível realizar o cruzamento dos dados dos CPFs dos pais existentes nos registros de óbitos com o registro de nascimento de seus filhos, possibilitando averiguar com exatidão o número de órfãos no país ano a ano. Até a metade de 2019 não havia a obrigatoriedade de inclusão do CPF dos pais no registro de nascimento, inviabilizando uma correlação exata entre ambos os registros, número que ficou consolidado a partir de 2021.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

"Esse levantamento demonstra como os cartórios baianos desempenham um papel essencial na produção de dados confiáveis para a sociedade. A partir dessas informações, é possível compreender melhor a realidade da orfandade no estado e trabalhar para que políticas públicas sejam direcionadas a essas crianças e adolescentes que necessitam de suporte", destaca Daniel Sampaio, presidente da Associação dos Notários e Registradores da Bahia (Anoreg-BA), entidade que congrega todos os cartórios do estado da Bahia e é a única entidade no estado reconhecida pelos poderes constituídos como legítima para representar os titulares de serviços notariais e de registro em qualquer instância ou tribunal.

Segundo os dados consolidados do levantamento dos Cartórios de Registro Civil, além dos 240 órfãos contabilizados em 2021, o ano seguinte registrou 252 crianças que perderam ao menos um dos pais, enquanto 2023 registrou um aumento para 282 órfãos e, até outubro de 2024, o número já totaliza 289, o que supera o recorde do ano passado neste período.

Fenômeno da Covid-19

Os dados apontam que a Covid-19 deixou, desde 2019, 49 crianças órfãos de pelo menos um de seus pais em Feira de Santana. Se forem consideradas doenças correlacionadas ao coronavírus no período, como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) – 2; Insuficiência Respiratória – 47; e Causas Indeterminadas – 2, o número pode chegar a ao menos 100 crianças órfãos por causa de doenças relacionadas à Covid desde 2019.

O levantamento ainda aponta reflexo no aumento do número de órfãos em razão do falecimento de seus pais em doenças como Infarto, AVC, Sepse e Pneumonia, que estiveram relacionadas com a pandemia nos últimos anos. 


Fonte: Grupo Lomes

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 22 Abril 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/