De estudante do Feira VII a professor de português na França

GeralConheça história

De estudante do Feira VII a professor de português na França

Na França, feirense dá dicas aos brasileiros que desejam morar no país 

Crédito: Acervo pessoal

A França é o destino turístico mais popular do mundo, são mais de 82.000 pessoas visitando o país todos os anos. As luzes, o clima europeu e claro, a capital, Paris com a encantadora Torre Eiffel, atraem turistas que quando chegam no local, relutam para voltar aos seus países de origem. Mas, além de ser o mais charmoso país da Europa Central, a França também é lar de um feirense "da gema", que saiu da Universidade Estadual de Feira de Santana para fazer intercâmbio e agora, além de morar na França, também dá dicas para quem deseja ser perfilhado pelo País.

Ronaldo Hidalgo é feirense, mais precisamente, do Feira VII e entrou na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) através do ENEM. No curso de Letras com Francês, dedicou-se a um sonho que nasceu logo nos primeiros semestres, o intercâmbio para o País de origem do idioma que escolheu aprofundar-se na graduação.

"Desde o meu 3º semestre, queria participar de um programa de intercâmbio, mas eu não sabia como, pois precisava de dinheiro, de visto… então fiquei com a ideia fixa na cabeça até que tomei uma decisão no 6º semestre que entraria de cabeça no sonho, já que era minha última chance, tendo em vista que à partir do 7º semestre, já não era mais possível fazer intercâmbio", conta Ronaldo.

Harvey Mackay diz que "Uma meta é um sonho com data marcada", e pode-se dizer que o plano traçado por Ronaldo fez com que seu sonho fosse transformado em meta. "Insisti e fui aprovado no programa de intercâmbio, com data marcada para estudar na França", lembrou ele.

No entanto, esse foi só o começo da luta enfrentada pelo feirense para chegar até o continente europeu. "A UEFS oferece uma bolsa de 1.400 reais, que vai ser convertida a moeda do País de destinação, no meu caso, no Euro, então eu tive que arcar com passagens, documentação, visto e foi muito difícil para mim. A universidade não te explica todas as etapas, tudo que é preciso para embarcar e estudar no exterior, eles dão um resumo muito raso e então, eu me vi com muitas dificuldades e percebi, que por mais que a universidade nos prepara de alguma forma, ela não te guia como precisa", externou.

Ainda em Feira de Santana, Ronaldo contou com a própria determinação para alcançar sua meta. "Os estudantes do Nordeste que precisam tirar o visto para entrar na Europa têm que tirar o visto no Consulado Geral, que fica em Brasília, então eu tive que arcar com as passagens para ir à Capital do País, e após, voltar e buscá-lo, já que eles confiscam até aprovação. Tive que trabalhar muito, guardar dinheiro, fazer vaquinha, vender geladinho no ônibus, vender pertences", lembrou Ronaldo. E quando enfim conseguiu embarcar destino à França, a luta continuou. "Quando cheguei, tinham outras taxas para pagar que eu não sabia, porque a universidade não informou", disse.

Morando na França

Agora, Ronaldo Hidalgo mora no País mais visitado do mundo, mas já não faz parte do programa de intercâmbio que o levou. "Meu programa de intercâmbio não foi renovado devido a situação econômica durante a Covid. Então, eu me candidatei por uma vaga na Universidade de Rennes, como qualquer outro estudante europeu, apresentei meu dossiê com todos os históricos universitários no Brasil, e eles me aceitaram", comemorou Ronaldo. Mas, com a perda do auxílio do intercâmbio, Ronaldo teve que trabalhar para se manter, e não é que o trabalho chegou até ele?

"Uma empresa que é parceira da Universidade de Cambridge, Rennes Language Center, teve acesso ao meu currículo e entraram em contato comigo em maio de 2021 para dar aulas de língua portuguesa, desde então sou professor de português aqui em Rennes", contou. Atualmente, ele está na metade da licenciatura de Letras Modernas, sendo ela toda em francês já que é o idioma do País. "Tenho meu visto de estudante, mas em breve será renovado por um visto permanente porque casei com um francês, estamos juntos há quase 2 anos", disse.

Naldo en France

Depois de ter encarado muito "perrengue" para chegar a França, iniciar o intercâmbio e continuar no país, Ronaldo Hidalgo agora tem mais uma atribuição: ajudar os brasileiros que assim como ele, sonham em morar no País. "A partir das minhas dificuldades no Brasil, como a de ser aprovado, em tempo que, mesmo que a nossa universidade de origem nos aprove no programa de intercâmbio, a que vai nos receber também precisa aceitar, dificuldades com formulários, visto, quarto universitário, despesas. Eu não tive ninguém pra me ajudar, então decidi ajudar brasileiros que querem vir, porque sei o quão difícil é e como já tenho base e experiências, nada mais justo que ajudar os que têm o mesmo sonho, e ajudar", elucidou Ronaldo. Com esta iniciativa nasce o "Naldo en France", canal criado pelo feirense no Youtube.

"Eu tento ensinar como tirar o visto de estudante, o que é preciso, o que não pode ser feito, questões administrativas, burocráticas, mostro meu cotidiano, minhas vivências, curiosidades sobre a França, para que os brasileiros conheçam as diferentes cidades do país", disse. Além do Youtube, Ronaldo também dá esse "reforço à mais" através de seu Instagram @naldoenfrance.

E quer uma prévia do que você pode encontrar no canal de Ronaldo? Então veja só essa curiosidade: lá na França os brasileiros são aclamados! "Os brasileiros são amados aqui. Tem alguns clichês e estereótipos, como por exemplo, para eles, nós dançamos muito, fazemos muita festa, somos mais liberais… mas, em geral, tem mais pontos positivos que negativos. Eles têm muita vontade de nos conhecer", finalizou. Então, para acompanhar as aventuras francesas desse feirense determinado, é só acompanhar no Youtube "Naldo en France" e no Instagram (@naldoenfrance).

 

Comentários: 1

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Visitante - Liu Santos em Terça, 01 Fevereiro 2022 11:44

Fico Feliz por ele acompanhei o dia dia dele como estudante no fundamental e tambem tive a Honra de ter ele como colega de trabalho na Escola Mario Campos
Eu amo de coracao sei o quanto ele lutou, chorou mais agora podemos parebeniza-lo por sua conquista
Deus abencoe meu lindo
Liu Santana

Fico Feliz por ele acompanhei o dia dia dele como estudante no fundamental e tambem tive a Honra de ter ele como colega de trabalho na Escola Mario Campos Eu amo de coracao sei o quanto ele lutou, chorou mais agora podemos parebeniza-lo por sua conquista Deus abencoe meu lindo Liu Santana
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 21 Dezembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/