Curso de Formação em Produção Cultural do projeto Balaio de Feira tem início dia 6 de julho

GeralProdução cultura

Curso de Formação em Produção Cultural do projeto Balaio de Feira tem início dia 6 de julho

A proposta da formação é capacitar artistas, produtores e gestores culturais em início de carreira

Fonte: Divulgação

O início do curso de Formação em Produção Cultural do projeto Balaio de Feira será dia seis de julho. O curso terá duração de 60 horas, distribuídas em 12 encontros técnicos (quatro horas cada), que seguirão até novembro, sempre nas tardes de sábado, na Hub Feira, além de palestras temáticas e monitoria online (12 horas). A proposta da formação é capacitar artistas, produtores e gestores culturais em início de carreira, para se firmarem no mercado.

Desenvolvido pela Habitus Consultoria e Pesquisa, em parceria com a ONG Favela é Isso Aí, o curso é parte da Mostra da Diversidade Cultural e tem o patrocínio da Belgo Arames, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio da Fundação ArcelorMittal.

Em virtude da alta procura pelo curso, a coordenação do projeto decidiu abrir uma turma extra, em formato compacto, voltada para a atualização de gestores culturais já em atividade e com experiência comprovada na realização de projetos culturais, para 20 participantes selecionados. "A turma extra é voltada para os gestores de associações, projetos coletivos e espaços culturais já em atividade, e será oferecida em formato compacto. Serão 20 horas de atividades para a atualização destes gestores, com foco em elaboração de projetos, captação de recursos e comunicação", ressalta a antropóloga e coordenadora pedagógica do projeto Balaio da Feira, Clarice Libânio.

Na quinta-feira (4), haverá uma aula magna ministrada por Clarice, das 19h às 20h30m, através do Youtube da ONG Favela é Isso Aí (https://www.youtube.com/@favelaeissoai). Voltada para as duas turmas – produtores e gestores culturais – a palestra inaugural da formação vai tratar dos fundamentos que norteiam as ações culturais hoje no Brasil; dos marcos internacionais das políticas culturais e de patrimônio; das interfaces entre cultura, turismo, patrimônio cultural e desenvolvimento sustentável; e introduzir os elementos do Sistema Nacional de cultura.

A Gerente de Responsabilidade Social da Belgo Arames, Luciana Macedo ressalta que "a expectativa, tanto em relação a turma do curso de Formação em Produção Cultural quanto a de Gestores, é que o cenário cultural da cidade saia mais fortalecido, com resultados efetivos não apenas na formação profissional dos participantes, mas também na democratização da oferta cultural em Feira de Santana, com impactos positivos para a população e as possibilidades de produção e fruição cultural".

Fonte: ASCOM

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 20 Setembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/