Corpus Christi: entenda significado e celebração da data
É uma expressão em latim que significa "corpo de Cristo"
O feriado de Corpus Christi faz parte do calendário católico. A origem da solenidade está ligada a um milagre eucarístico do século XIII. A Igreja celebra na quinta-feira, após o domingo da Santíssima Trindade, um culto público e solene de adoração, gratidão e amor à Eucaristia, sacramento católico que relembra a Última Ceia.
"Corpus Christi" é uma expressão em latim, idioma até hoje em voga nos ritos católicos, que significa "corpo de Cristo". A data também é conhecida como "Corpus Domini" ("corpo do Senhor", em português). A festa surgiu por iniciativa do papa Urbano 4º, que instituiu o Corpus Christi oficialmente por meio da bula Transiturus, em 8 de setembro de 1264, na diocese de Liège, na Bélgica.
A iniciativa foi da freira Juliana de Mont Cornillon. Ela tinha visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra da Sagrada Eucaristia. Além disso, houve outro episódio decisivo: o chamado Milagre de Bolsena, quando, em meados do século XIII, pe. Pedro de Praga, duvidou da presença de Cristo na Eucaristia, e, enquanto celebrava a Missa, a Sagrada Hóstia sangrou, manchando o corporal.
Papa Urbano IV mandou que o corporal fosse levado até ele. Isso foi feito em procissão e, quando o pontífice os encontrou na entrada da cidade, pronunciou diante da relíquia eucarística as palavras: "Corpus Christi". Mais tarde, em 1264, o papa publicou a Bula Transiturus de hoc mundo, com a qual ordenou que a Solenidade de Corpus Christi fosse celebrada em toda a Igreja na quinta-feira após o domingo da Trindade.
A festa acontece na quinta-feira, imediatamente depois do domingo da Santíssima Trindade - que, por sua vez, ocorre no domingo seguinte ao Pentecostes.
A celebração dessa solenidade consta de uma Missa, procissão e Adoração ao Santíssimo Sacramento. Neste ano, a data é celebrada hoje, 16 de junho. No Brasil, uma tradição que se espalhou pelas cidades do país é a confecção de tapetes, feita com a união de centenas de fiéis que utilizam os mais variados materiais, como areia colorida, café, sal e cascas de ovos para desenvolver imagens que representam símbolos importantes para a Igreja, como a hóstia e o vinho.
De acordo com a tradição e a bíblia, os tapetes representam a trajetória percorrida por Jesus durante seu caminho até o Monte das Oliveiras, onde passou suas últimas noites antes de ser crucificado. Na prática, será o caminho por onde a procissão que carrega a hóstia, símbolo do corpo de Cristo, irá passar, seguida pelos fiéis.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.