Comitê discute ações e avalia efeitos das chuvas em Feira de Santana

GeralSaiba mais

Comitê discute ações e avalia efeitos das chuvas em Feira de Santana

Encontro aconteceu no Gabinete do Prefeito nesta manhã 

Crédito: Jorge Magalhaes/Secom/PMFS
O prefeito Colbert Martins Filho convocou nesta terça-feira (3) o Comitê de Crise com o objetivo de avaliar a situação da cidade em decorrência das fortes chuvas dos últimos dias. Na oportunidade também foram articuladas ações emergenciais que já estão sendo adotadas pelos respectivos setores da Prefeitura. 

Conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) as chuvas devem continuar até o final de semana. Desde domingo o volume de chuvas registrado em Feira de Santana já ultrapassou 100mm.

O chefe do Executivo destacou a importância da articulação de ações, através do Comitê de Crise, para que as respostas sejam rápidas para cada demanda. "É uma forma de integrar o trabalho que já está sendo desenvolvido por cada órgão e secretaria. É um momento que requer atenção do Governo, especialmente em locais considerados mais críticos, tanto na cidade como na zona rural", salientou.

A coordenadora da Defesa Civil, Ana Karoline Rebouças, informou que o órgão está monitorando as áreas mais críticas desde esta segunda-feira (2), quando o volume pluviométrico começou a se intensificar. "Felizmente não registramos situações envolvendo vítimas ou acidentes. Já existem alagamentos em vários bairros, mas a Defesa Civil está atenta e à disposição da população", pontuou.

O superintendente de Operações e Manutenção, João Vianey, ressaltou que os serviços de limpeza e desobstrução da rede de drenagem pluvial estão sendo intensificados desde ontem. "O objetivo principal nesse momento é garantir o escoamento da água e desobstruir as vias. Nesse sentido estamos realizando reparos em grelhas, caixas e redes que foram danificadas. Também estamos mapeando os pontos mais críticos", destacou.

Vianey acrescenta ainda que o volume de chuvas impossibilita a continuidade de obras de pavimentação e patrolamento no município. "Assim que as chuvas cessarem vamos iniciar o patrolamento, encascalhamento e recuperação de pontilhões na zona rural, bem como retomar a pavimentação e o tapa-buracos em ruas", completou.

O secretário interino de Prevenção a Violência, Luziel Andrade, observou que ainda não houve nenhum registro de vítimas em decorrência das chuvas através do Fala Feira 156. Ele informa que através do serviço a população também pode encaminhar fotos e vídeos, por meio do aplicativo.

Trânsito

Técnicos da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) já estão realizando serviços de reparo e manutenção em semáforos desde as primeiras horas do dia. Conforme o superintendente Cleudson Almeida, dos 106 conjuntos semafóricos da cidade, 56 são digitais, o que possibilita a identificação de eventuais problemas através da central do órgão. Ele informa ainda que o trânsito vem fluindo lentamente no centro da cidade, o que é uma consequência natural de períodos chuvosos.

"É normal que em dias de chuva o tráfego flua mais lento. E também orientamos os motoristas a ficarem mais atentos, reduzirem a velocidade, aos motociclistas, se possível evitar trechos alagados", frisou.

Também participaram da reunião do Comitê de Crise os secretários: Pedro Américo (SEAGRI), Eli Ribeiro (SESP), Renata Maia (SECOM), além do diretor-presidente da Agência Reguladora (ARFS), Amon Gomes, e do chefe de Gabinete do Prefeito, Fanael Ribeiro. 

Com informações da Secom/PMFS.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 24 Dezembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/