Comércio feirense deve contratar cerca de 2 mil trabalhadores temporários para o final do ano

GeralOportunidades

Comércio feirense deve contratar cerca de 2 mil trabalhadores temporários para o final do ano

Expectativa de crescimento nas vendas é de 9% em relação ao ano passado

Foto: Mário Sepulveda/ FE

Feira de Santana Notícias 24h - Com a proximidade das festas de final de ano, Natal e Ano Novo, cresce o movimento no comércio de Feira de Santana, tanto de consumidores locais quanto vindos de outras cidades da região, que vem à segunda cidade do interior da Bahia, para adquirir produtos no atacado e varejo, bem como serviços. Diante deste cenário positivo, já se iniciou a temporada de contratações de trabalhadores temporários no município, a fim de atender o crescimento das vendas.

Conforme o presidente do Sindicato do Comércio de Feira de Santana (Sicomfs), Marco Silva, as contratações de final abrangem o mês de novembro, com o início da campanha Black Friday, até o Natal. A expectativa, segundo ele, é que, em 2024, cerca de 2 mil trabalhadores temporários sejam contratados pelo setor no município.

"Essas contratações temporárias também serão importantes para o período de férias que é dado à equipe em janeiro e fevereiro. É uma grande oportunidade, porque além das festas de final de ano tem a férias dos trabalhadores. Estimamos que cerca de 2 mil trabalhadores temporários sejam contratados no comércio de Feira de Santana, principalmente vendedores, caixas, estoquistas, crediaristas, supervisores e embaladores. A boa notícia é que destes contratados, 60% geralmente acaba ficando na empresa depois desse período", destacou Silva em entrevista ao Folha do Estado.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Na avaliação dele, considerando-se novembro e dezembro, a expectativa de crescimento, conforme a Fecomércio, com todo o desafio dos feriados, é de 9% em relação ao ano passado. "A expectativa é positiva porque o emprego e a renda estão em alta. O comerciário tem sua data base em novembro e a partir deste mês já recebe um salário reajustado, o que ajuda no consumo e na motivação."

Vendas em crescimento

O gerente de uma loja de calçados situada na Rua Conselheiro, Fernando Almeida Santos, confirmou que a expectativa de aumento nas vendas neste final de ano é muito alta, e a empresa terá que aumentar o fluxo de funcionários.

Foto: Mário Sepulveda/ FE

"Acredito que em novembro e dezembro agora a gente vai aumentar o fluxo de funcionários, devido à clientela, que é maior. Vamos estar contratando nesses meses, esse período, até janeiro. E as pessoas que se destacarem, acredito que já ficarão na vaga. As vendas têm a crescer e a gente espera um público maior na rua e pessoas de outras cidades, que vêm para o comércio de Feira fazer suas compras. E qualquer funcionário novo que chega a gente sempre dá o treinamento, para dar um melhor atendimento a todos os clientes", destacou.

Matheus Lima Fonseca, gerente de uma loja de presentes, informou que já realizou uma nova contratação, porém o número pode aumentar.

Foto: Mário Sepulveda/ FE


"Vai haver novas contratações sim. A gente sempre espera que o comércio no mês de dezembro é bem aquecido. A gente espera bastantes clientes e com isso a demanda aumenta e tivemos que contratar mais uma pessoa. E se no decorrer dos dias o movimento aumentar teremos que contratar mais. Geralmente contratamos estagiários e se a gente ver que estão se desenvolvendo bem, assinamos a carteira."

Alta procura

A procura pelas vagas temporárias também aumentou na Casa do Trabalhador de Feira de Santana. Na manhã de quinta-feira (7), a atendente de telemarketing Naiara de Oliveira Vitória foi ao órgão municipal em busca de uma oportunidade temporária no comércio.

"Estou procurando uma oportunidade para ingressar no comércio. Já me preparei, fiz curso de telemarketing, de informática. Estou aberta a qualquer oportunidade de trabalho", disse.

Foto: Mário Sepulveda/ FE

Recém-chegada à cidade de Feira de Santana, Laene Rodrigues de Souza também estava à procura de uma vaga temporária ou definitiva.

"Meu currículo está bom, vim de Goiânia. Eu sou experiente como operadora de caixa e atendimento ao cliente. Já trabalhei em atacadão, loja de departamento e drogarias. Vários lugares já trabalhei em Goiânia. Estou me cadastrando para concorrer a alguma vaga."

O diretor da Casa do Trabalhador Fábio Souza explicou que, por enquanto, poucas vagas temporárias estão disponíveis no órgão, pois os anúncios costumam ser feitos pelas próprias lojas no comércio.

Foto: Mário Sepulveda/ FE

"Na Casa do Trabalhador, eu confesso que, no momento, estamos ofertando poucas vagas temporárias. Isso não significa, porém, que elas não existam ou que este ano a procura esteja menor. Porém, a gente está ofertando muitas vagas de empregos efetivas, como sempre fizemos. As vagas temporárias nós sabemos que existem porque alguns trabalhadores procuram o departamento, mas nós orientamos a irem ao comércio porque essas vagas normalmente são divulgadas no comércio mesmo, com as lojas."

Ele orienta, no entanto, que os candidatos ao serem contratados para trabalhar no final do ano dêem o melhor de si, pois geralmente as vagas temporárias acabam se tornando efetivas, passado o período das festas.

"O trabalhador que se destaca normalmente é contratado pela empresa. Durante o ano, o município já gerou quase 49 mil vagas de emprego, mas precisamente 48.258 vagas, segundo os dados do Caged, e isso referente até o mês de setembro, porque outubro não fechou ainda. Isso mostra que o município contrata mais do que demite, com um saldo acumulado este ano de 7.476 vagas. Então o setor que mais se destaca é o setor de serviços e logo em seguida o setor do comércio, pois Feira de Santana continuacom um comércio muito forte e vai continuar contratando para estas festas de final de ano, como Natal e Reveillon, ocasiões em que o comércio cresce."

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 03 Dezembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/