Com investimentos em torno de R$ 60 milhões, governador Jerônimo entrega obras do Teatro e Centro de Convenções de Feira
Equipamento passará por período de testes e será gerenciado através de concessão.
Foi inaugurado nesta segunda-feira (16), o novo Teatro e Centro de Convenções de Feira de Santana, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, o deputado federal Zé Neto, entre outras autoridades, além da imprensa local. O investimento total da obra, localizada no bairro São João, está estimado em R$ 60 milhões, contando com os equipamentos.
A obra teve início no ano de 2004. No entanto, devido a questões políticas, administrativas e financeiras o projeto foi abandonado, sendo retomado apenas em maio de 2023, após a cessão da área ao Governo do Estado da Bahia pela prefeitura municipal. Desde então, o governo estadual assumiu a construção do equipamento por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).
O Teatro possui área de 4 mil metros quadrados, sendo o maior equipamento cultural no município e região, disponibilizando plateia com mais de 600 lugares, salas de dança, música e multiusos. O Centro de Convenções possui área coberta de mais de 2 mil metros quadrados, auditório de 224 lugares, e espaço para exposições e eventos.Durante coletiva de imprensa, o governador Jerônimo Rodrigues destacou que o equipamento precisa obedecer a determinados padrões e critérios para receber o público, e a partir de agora, com a entrega, deverá passar por um período de testes, através da realização de eventos internos, que servirão para avaliar a questão acústica, sonorização, assentos e demais questões de segurança. "Tudo isso a Secult (Secretaria de Cultura do Estado da Bahia) produzirá, inclusive, com a parte de obras, e daqui a dois ou três meses receberemos o equipamento já todo pronto."
Segundo o governador, durante o período de testes, será aberto também um processo licitatório para fechamento de uma concessão, a fim de contratar a empresa que deverá gerenciar o local.
"Estaremos preparando um processo licitatório para concessão do equipamento, pois não será o estado quem vai gerir. Já recebi por diversas vezes em reuniões com o deputado Zé Neto manifestações de interesse do setor de hotelaria e restaurantes para gerenciarem o equipamento", informou.
Projeto de urbanização
O governador Jerônimo Rodrigues manifestou ainda a intenção de urbanizar as áreas do entorno do Teatro e Centro de Convenções. "Nós temos que fazer um ambiente preparado para visitantes e turistas, mas também para as pessoas que moram aqui em Feira de Santana. (...) o grande desafio agora será apresentar projetos para melhorar o entorno do equipamento público."
Ele se comprometeu a sentar com os empresários e pessoas diretamente envolvidas com o setor cultural da cidade para avaliar projetos que possam atrair mais eventos para o município.
"Eu sei que tenho o desafio de desenhar aqui em Feira de Santana um plano, um projeto para eventos turísticos e negócios, de cultura, e me comprometi que no início do ano vamos voltar, pegar os documentos dos empresários e do setor cultural, para que a gente possa atrair eventos. O município é um forte polo de saúde, as pessoas vêm para aqui; um polo de negócios, de educação, pois as pessoas vem para as universidades, estadual e privadas, tem o polo comercial, a exemplo do Feiraguay, onde as pessoas vêm, principalmente no final do ano, época de festas, tem o Centro de Abastecimento, tem um teatro grande dentro da Uefs, o do Amélio Amorim, fora as escolas que iremos construir nos bairros e zona rural, que passam a ter escolas com teatro", ressaltou.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.