Centro Pop promove almoço especial de páscoa para população em situação de rua

GeralAlmoço especial

Centro Pop promove almoço especial de páscoa para população em situação de rua

O evento não ofereceu apenas uma refeição, mas também um momento de valorização humana e partilha

Foto: Jorge Magalhães - Arquivo

Um gesto de acolhimento, dignidade e solidariedade marcou a manhã desta quarta-feira (16), em Feira de Santana. O Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP), mantido pela Prefeitura, promoveu um almoço especial em comemoração à Páscoa para os usuários do serviço.

Com um cardápio recheado de sabores tradicionais da cultura baiana — caruru, vatapá, arroz, feijão tropeiro, galinha cozida e peixe cozido, além de mousse de maracujá como sobremesa — o evento não ofereceu apenas uma refeição, mas também um momento de valorização humana e partilha.

A ação reuniu cerca de 70 pessoas em situação de rua, atendidas pelo Centro POP, além de profissionais da assistência social e colaboradores do equipamento. O ambiente foi preparado com atenção e cuidado, reforçando o espírito de pertencimento e o verdadeiro significado da Páscoa: renascimento e esperança.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

"Mostrar que eles podem ressignificar suas vidas"

A secretária de Desenvolvimento Social, Gerusa Sampaio, destacou a importância de iniciativas como essa. "Muitos deles não terão esse momento em casa. Tentam morar na rua, mas mostramos que a rua não é lugar de moradia. Precisamos acolher, e neste período queremos passar o símbolo da Páscoa, da ressurreição de Cristo, mostrando que todos são capazes de ressignificar suas vidas", pontuou.

Acolhimento e amor

A coordenadora do Centro POP, Alane Alexandre, ressaltou que o evento é pensado com carinho para garantir que essas pessoas se sintam parte de uma família. "Eles já estão em situação de vulnerabilidade, muitas vezes invisíveis para a sociedade. Por isso, fazemos tudo com muito amor, para que se sintam acolhidos por nossa equipe", afirmou.

Com uma equipe formada por 11 profissionais — entre assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais, advogado, pedagoga, serviços gerais e cozinheira — o Centro POP atua diariamente com atendimentos e atividades que vão além da alimentação, oferecendo também apoio psicológico, assistência social e espaço para higiene pessoal.

Alane também reforçou que eventos como o almoço de Páscoa são realizados em outras datas comemorativas, como o São João e o Natal. "Fazemos questão de celebrar essas datas, proporcionando momentos especiais para nossos usuários."

Como ajudar

A coordenadora aproveitou a oportunidade para fazer um apelo à população. "Precisamos muito de doações de roupas masculinas, que são as mais escassas. Quando um usuário chega e quer tomar banho, mas está sem roupas limpas, muitas vezes não conseguimos atender. Por isso, quem puder ajudar, pode entregar diretamente aqui na sede do Centro POP."

O Centro POP está localizado na rua Vicente Erudilho, próximo à entrada do Shopping Popular. O espaço é um importante ponto de apoio para pessoas em situação de rua, e ações como essa reforçam o compromisso da gestão pública com o respeito à dignidade humana e a inclusão social.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 19 Abril 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/