Capacitação Empreender 2025 destaca união e estratégias para o crescimento
Evento é promovido pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais da Bahia (Faceb)
Consultores de 15 municípios baianos desembarcaram em Feira de Santana para uma nova etapa da capacitação do projeto Empreender. Com o tema "Empreender, unir para crescer. Juntos somos mais fortes. Unidos, tornamo-nos imbatíveis", o encontro reafirma a importância da colaboração e do associativismo no fortalecimento das micro e pequenas empresas. As atividades começaram nesta quarta-feira (02) e seguem até domingo (06), promovidas pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais da Bahia (Faceb), em parceria com o Sebrae e associações comerciais.
Adriano Camera Figueira, coordenador do Empreender, destacou que a capacitação teve início com um curso de liderança e comunicação. "O papel do líder é ser um servidor, mas ele precisa ser capacitado, orientado e ter exemplos para que possa assumir esse papel e identificar outros talentos. Esses atributos fazem com que a gente se torne uma pessoa melhor para nós mesmos, para nossa família, nossa vizinhança, nossos negócios e nossa cidade", afirmou.
Com conceitos práticos sobre liderança, a administradora e palestrante Cleisse Mello destacou o papel transformador dos consultores nas regiões onde atuam. "As pessoas estão precisando de condutores, de alguém que mostre caminhos. Essa capacitação permite que os líderes levem novas ferramentas e práticas para inspirar seus grupos e tornar suas regiões ainda mais fortes", afirmou.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
Para Camila Cunha, consultora da Associação Comercial e Industrial de Macaúbas, um dos principais benefícios do evento é a troca de experiências. "A gente fala muito que a união faz a força e que o empresário não está sozinho. O mesmo vale para nós, consultores. Aqui, conseguimos nos sentir apoiados e confiantes para voltar ao trabalho com mais entusiasmo", ressaltou.
Já Ricardo Wharton, consultor da Associação Comercial e Empresarial de Barreiras, destacou um aspecto fundamental: a saúde mental dos consultores. "Absorvemos muitas demandas dos núcleos que atendemos e, às vezes, precisamos cuidar de nós mesmos. Além do aprendizado e do networking, essa capacitação nos ajuda a manter o equilíbrio", pontuou.
Herriette Cedraz, coordenadora de Projetos de Educação Empreendedora, reforçou o impacto da capacitação. "Nosso papel é trazer pessoas que agreguem conhecimento e valor para os nossos consultores, que são sementes propagadoras desse saber. Estamos muito satisfeitos com mais esta etapa do Empreender."
Com 25 anos de história, o projeto Empreender continua a transformar realidades ao conectar profissionais, compartilhar conhecimento e impulsionar o desenvolvimento local. "E esta capacitação de 2025 mostra que, quando trabalhamos juntos, os resultados são ainda mais grandiosos", frisa Herriette.
Ao longo do ano, novas capacitações serão realizadas, incluindo uma voltada à elaboração de cases de sucesso, ferramenta essencial para que os consultores documentem e compartilhem suas experiências. Outro grande momento será o Encontro Estadual do Empreendedor, previsto para setembro, com público estimado de mil participantes.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.