Caminhoneiros recebem atendimentos de saúde na BR-324 em ação do Novembro Azul
Durante o evento, foram disponibilizadas solicitações do exame Antígeno Prostático Específico (PSA), importante para a detecção precoce do câncer de próstata
Feira de Santana Notícias 24h - Na manhã desta quarta-feira (13) caminhoneiros que transitavam pela BR-324 foram contemplados com uma série de serviços de saúde no posto de combustível São Gonçalo 1. A iniciativa foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e SEST/SENAT em alusão ao Novembro Azul, mês dedicado à conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.
A ação ofereceu atendimentos essenciais, incluindo aferição de pressão arterial e glicemia, testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis, atualização da caderneta vacinal e atividades laborais com um educador físico. Os motoristas também tiveram acesso a consultas com profissionais de saúde, como médicos, nutricionistas, enfermeiros e dentistas. Durante o evento, foram disponibilizadas solicitações do exame Antígeno Prostático Específico (PSA), um importante indicador para a detecção precoce do câncer de próstata.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
O caminhoneiro Edílson Santos, que vinha de Recife e aproveitou os serviços, ressaltou a importância da ação. "A gente passa muito tempo na estrada, quase não tem tempo pra cuidar da saúde. Foi uma boa oportunidade para conferir como anda a pressão, fazer exame, e ainda ver se está tudo certo com a vacinação. Essas iniciativas nos ajudam bastante", avaliou.
A enfermeira Gleika Borges, referência técnica em saúde do homem da SMS, destacou a importância da campanha para a saúde masculina.
"A proposta do Novembro Azul é conscientizar os homens sobre a necessidade de cuidar da saúde e desmistificar o exame de próstata. Nossa equipe busca trazer esses serviços diretamente aos caminhoneiros, que enfrentam uma rotina desgastante e, muitas vezes, deixam os cuidados de saúde em segundo plano. A detecção precoce é fundamental para um tratamento eficaz e melhores chances de cura", afirmou.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.