BCS Rua Nova comemora 7 anos e planeja retomada de atividades

GeralFeira de Santana

BCS Rua Nova comemora 7 anos e planeja retomada de atividades

A Base tem contribuído com políticas públicas 

Crédito: Gleidson Santos/FE

Sem poder realizar atividades comemorativas, a Base Comunitária de Segurança (BCS) Rua Nova, comemorou seu 7º aniversário com planos de retomada das atividades sociais em Feira de Santana. Desde a sua fundação, a Base tem contribuído com políticas públicas prestando serviços sociais ao bairro Rua Nova.

Ações como o 'Amigo de Base' e 'Retratos de Minha Escola' são alguns exemplos de atividades desenvolvidas. "Já tem sete anos funcionando. O advento da Base aqui na Rua Nova melhorou a relação da população com a Polícia Militar. Houve um estreitamento nas relações, na confiança na instituição, bem como também reduziu os índices de crimes realmente letais intencionais como tentativa de homicídios e também a redução do tráfico de drogas", explica o comandante da BCS Rua Nova, Tenente Moraes.

Segundo o Tenente, os planos atuais são a retomada de algumas atividades. "Hoje estamos querendo retomar, a partir da próxima semana, o projeto Vida Leve que é um projeto que pessoas da terceira idade, cadastradas no da CRAS da Rua Nova, fazem educação física na praça. Ele acontece em dias alternados e em algumas praças do bairro e um policial militar faz atividade com essas senhoras e senhores. Também temos um projeto de voltar com cursos profissionalizantes, como por exemplo secretariado; voltar as rondas nas escolas", diz.

O comandante explica que com a pandemia, o trabalho desenvolvido no local foi prejudicado. "No início foi um trabalho árduo que acabou tendo um pouco de afastamento, porque a polícia comunitária é para lidar diretamente com a população com políticas sociais, através dos projetos e ações sociais, e devido a pandemia os projetos ficaram paralisados. Ficamos só com o policiamento ostensivo preventivo comunitário, sempre atendendo uma ocorrência, mas os projetos ficaram infelizmente parados", afirmou o gestor.

Para o futuro, Moraes conta que pretende contribuir ainda mais para a diminuição dos números de crimes praticados no local. "Os desafios são muitos porque o trabalho não para. Queremos reduzir ainda mais os crimes que acontecem nessa região; melhorar a sensação de segurança pública pra essa população tão carente. E para isso já refizemos a hora extra que tem aqui na base e a vamos colocar mais uma viatura. Fizemos um estudo os horários que tinham mais ocorrências e estamos aplicando essa viatura justamente nesses horários que garantirá mais policiais na rua", conclui o gestor.

A base também desenvolve atividades como o Luta Cidadã (aula de karatê), Curso de Redação (para concursos e Enem) e Fotografia para cerca de 170 jovens da comunidade.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 16 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/