Arraiá do Comércio 2024 terá 9 dias de festa em Feira de Santana

GeralFestejos juninos

Arraiá do Comércio 2024 terá 9 dias de festa em Feira de Santana

Evento trará diversos trios forrozeiros e festival de quadrilhas este ano.

Foto: Jorge Magalhães/ Secom PMFS
Com a proximidade dos festejos juninos, cresce a expectativa para a chegada dos eventos que celebram o São João, em Feira de Santana e demais cidades da região. Para abrilhantar ainda mais a tradição cultural, o Arraiá do Comércio de 2024 será realizado entre os dias 8 e 16 de junho, na Praça Bernardino Bahia, no centro do município. 

Este ano, o evento trará diversas atrações para o público, com a participação de trios de sanfoneiros e forró pé-de-serra, além de novidades como apresentações de quadrilhas regionais e a participação do Tríduo de Santo Antônio.

De acordo com a gerente da unidade do Serviço Social do Comércio (Sesc), do bairro Tomba, Ana Silmara Rabelo, os preparativos para o Arraiá do Comércio se iniciam desde o mês de março.

"Primeiro a gente precisa fazer toda a inscrição para os produtores rurais, dos grupos de forró e sanfoneiros que irão tocar no evento, depois existe a etapa da formação desses profissionais, junto ao Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), que envolvem questões sobre boas práticas, conservação de alimentos, higiene pessoal, fardamento, e após isso fazemos também todo o processo de contratação dos trios de forró. Então é um processo longo que demanda entrega de documentos, por isso os preparativos do Arraiá iniciam desde março", explicou a gerente ao Folha do Estado.

Quanto às estruturas que serão colocadas na Praça Bernardino Bahia, Ana Silmara revelou que este ano a estrutura tubular ficará a cargo da prefeitura municipal.

"Até o ano passado, o Sesc arcou com essa estrutura, mas esse ano a prefeitura vai colocar e o Sesc vai arcar com a decoração do espaço. Por enquanto está consagrada a Praça Bernardino Bahia. No momento não temos a intenção de sair deste local, visto o grande sucesso que o evento teve o ano passado, o contingente, o público presente, e o acesso à praça é mais fácil", destacou.

Novidades

Como novidades o tríduo de Santo Antônio foi convidado para abrilhantar o evento durante três dias e o Festival de Quadrilhas. Além disso, já estão confirmados para participar também a Quixabeira da Matinha, que tem grande aceitação do público e a banda de forró Pau na Mulera.

"O Arraiá do Comércio é uma festa que a gente tenta manter as tradições dos festejos juninos, mas a cada ano a gente tenta incrementar o evento. Então este ano, estaremos incluindo o tríduo de Santo Antônio com três dias e o festival de quadrilhas, é o que nós temos de diferente, além de todas as outras atrações, vendas de comidas e bebidas típicas, o artesanato e a quermesse. O Festival de Quadrilhas não é o Sesc em si que está organizando, entramos em parceria com uma associação, que já tem o cadastro dessas quadrilhas regionais e incluímos essa proposta, pois consideramos que isso só vem a abrilhantar a festa", enfatizou a diretora do Sesc Tomba.

Conforme Ana Silmara, a organização do evento este ano está ouvindo também sugestões dos comerciantes localizados na Praça Bernardino Bahia, a fim de melhorar a experiência de todos os envolvidos na construção do evento.

"A nossa intenção é que a festa traga benefícios para todos, tanto para a população quanto os comerciantes e seus familiares. Ano passado, alguns comerciantes acreditaram que a estrutura iria cobrir a visão de seus comércios, só que o que de fato aconteceu o que nós vimos é que houve uma movimentação muito maior de pessoas na região onde estava acontecendo o Arraiá. E depois houve uma avaliação dos comerciantes os quais disseram que as vendas superaram o ano anterior, porque o Arraiá atraiu as pessoas para a região."

Tradição cultural

Para Ana Silmara, o Arraiá do Comércio fortalece a tradição da celebração dos festejos juninos em Feira de Santana, além de ser uma forma de atrair as famílias para o comércio local.

"O que o Sesc deseja, assim como a prefeitura municipal, o Sicomfs (Sindicato do Comércio de Feira de Santana) e o Secofs (Sindicato dos Empregados do Comércio), é que o evento este ano seja brilhante e positivo como foi no ano passado, um evento de paz, e que a comunidade feirense, principalmente as famílias, idosos, crianças, possam participar. Nossa intenção é justamente essa: que os festejos juninos virem tradição em nosso município e que o Arraiá realmente venha abrir esse momento aqui em nossa cidade", desejou. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 01 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/