Arcebispo de Salvador está entre cardeais que devem escolher novo papa
Com a morte do papa Francisco nesta segunda-feira (21), Igreja Católica se prepara para escolher novo pontífice.
Com a morte do Papa Francisco, na madrugada desta segunda-feira (21) na Itália, a Igreja Católica se prepara para a escolha de um novo pontífice. Entre os 138 cardeais aptos a participar da votação está o arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil Sérgio da Rocha, de 65 anos.
O cardeal Sérgio Rocha é paulista, nascido em Dobrada, mas foi nomeado arcebispo de Salvador em 2020. Ele é Mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo, e doutor pela Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma.
Segundo o g1, Sérgio da Rocha foi criado cardeal pelo Papa Francisco em novembro de 2016 e chegou a ser presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) entre 2015 e 2019.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
Em 2021, o papa Francisco também nomeou arcebispo como membro da Congregação para os Bispos. A organização é um dos principais organismos da Cúria Romana, que cuida da criação das dioceses, da nomeação de bispos, das visitas "ad Limina" e dos encontros de bispos novos.
Em 2023, ele também nomeou o arcebispo como membro do Conselho de Cardeais, conhecido como G-9. Ele é o único membro latino-americano.
Dom Sergio é membro da Congregação para o Clero, do Conselho Ordinário da Secretaria-Geral do Sínodo dos Bispos e da Pontifícia Comissão para a América Latina.
Com informações do g1 Bahia.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.