Após denúncia, Prefeitura realiza operação contra a dengue em depósito de veículos do Detran

GeralFiscalização

Após denúncia, Prefeitura realiza operação contra a dengue em depósito de veículos do Detran

No local, há diversos veículos abandonados a céu aberto, servindo como criadouros de mosquitos.

Foto: Mário Sepúlveda/ FE

Feira de Santana Notícias 24h - Na manhã desta quinta-feira (25), equipes de diversas secretarias e órgãos da prefeitura municipal de Feira de Santana realizaram uma operação de fiscalização, em combate à proliferação da dengue, em um terreno localizado no bairro Muchila, onde funcionou a antiga Cesta do Povo.

Atualmente o imóvel, que pertence ao governo do estado, é utilizado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) como depósito de veículos apreendidos em operações da Polícia Civil e outros que eram utilizados por secretarias do governo do estado.

A operação, que também foi acompanhada por um representante do Detran e prepostos da Polícia Civil, foi desencadeada após uma denúncia formal do vereador Correia Zezito, de que o local estava servindo como foco de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e Chikungunya, colocando em risco a população dos moradores do local e bairros adjacentes.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

No local, as equipes constataram diversas carcaças de veículos abandonadas a ceú aberto, servindo de criadouro para os mosquitos e animais peçonhentos, verificaram também a situação do terreno com muito mato crescido, os galpões, alguns deles com a estrutura comprometida, além de um galpão onde centenas de carcaças de carros que foram usados pelo estado estavam empilhados.
Foto: Mário Sepúlveda/ FE

De acordo com o secretário municipal de Prevenção à Violência, Saulo Figueiredo, ao Folha do Estado, a operação partiu de uma determinação do prefeito Colbert Martins, em virtude da denúncia, e contou com prepostos da Vigilância Epidemiológica e Sanitária.

Foto: Mário Sepúlveda/ FE

"Viemos apurar a questão dos focos de dengue, porque aqui ao lado tem uma escola e mais ao lado uma creche, e nos deparamos com um cemitério imenso de veículos abandonados. Neste sentido, os setores do poder público foram convocados para saber as providências que serão tomadas. Os fiscais de serviços públicos estão fazendo aqui o seu papel e tudo isso será reunido para entender quais as providências a se tomar. Isso é um absurdo, estarrecedor, e não podemos permitir que haja um lugar desse colocando em risco a saúde de milhares de famílias e crianças", declarou o secretário da Seprev.

Saulo Figueiredo acrescentou também que o galpão pode servir como esconderijo para marginais e práticas de crimes, alegando que o local está sem a devida iluminação, em estado abandono e sem capinação. 

Foto: Mário Sepúlveda/ FE

A secretária de saúde, Cristiane Campos, destacou que o galpão está localizado em um bairro populoso e tem circunvizinhanças como o bairro Baraúnas, Rua Nova e Jardim Cruzeiro, que têm uma população grande onde o índice de dengue está alto.

Foto: Mário Sepúlveda/ FE

"O que me preocupou foi chegar aqui e verificar que veículos, que inclusive foram do Derba, foram deixados aqui a céu aberto, acumulando focos de dengue. Está chovendo e água está ficando acumulada. Então é uma questão de saúde pública, como a gente pode perceber aqui, estamos com uma equipe grande de agentes de endemias e da vigilância sanitária para atuar. Vamos fazer todo um relatório e há uma integração entre equipes de várias secretarias para agirmos em comum", salientou.

A secretaria reiterou que é uma área de competência do governo do estado, e que o município de Feira de Santana está vivendo uma epidemia de dengue. "Já tivemos seis óbitos por causa da doença, então nossas ações estão sendo intensificadas para que não apareçam novos casos."

Foto: Mário Sepúlveda/ FE

Também, em entrevista ao Folha do Estado, o coordenador da 3ª Ciretran (Circunscrição de Trânsito) de Feira de Santana, Joelton Vieira, rebateu algumas das declarações feitas pelos secretários. Ele afirmou que as equipes da prefeitura chegaram sem aviso.

"Nós fomos pegos de surpresa com esta operação da prefeitura. Esse aqui é um espaço do governo do estado, mais precisamente do Detran, e o pessoal do município veio, pois segundo o vereador Correia Zezito quem fez a denúncia. Chamei o pessoal da Polícia Civil para que também viessem, porque parte dos veículos aqui são de apreensões do órgão policial, outra parte é do estado", informou.

Foto: Mário Sepúlveda/ FE

Segundo o coordenador da 3ª Ciretran, o terreno não está abandonado e há equipes que fazem a segurança do local diuturnamente para evitar a invasão de criminosos e furtos de peças dos veículos.

"Uma parte do muro do terreno foi derrubado, porque estava em estado precário, e a prefeitura derrubou o muro. O estado, porém, já está reconstruindo, e eu estou fiscalizando esta obra. Estive ontem aqui e havia 11 funcionários da empresa terceirizada trabalhando, e nós pedimos a eles que o mais depressa possível fechem a área. Vamos oficializar a prefeitura para que possamos fazer aqui um tratamento de prevenção, contra mosquitos e insetos, e estamos com um trabalho árduo aqui da Polícia Civil, que diuturnamente e à noite realiza uma operação do DEIC, que vem sempre aqui tomar conta, fiscalizando", sustentou.

Foto: Mário Sepúlveda/ FE

Conforme Joelton Vieira, além da Polícia Civil, há uma empresa de segurança terceirizada e três funcionários do Detran que trabalham no local durante o dia fazendo a fiscalização dos veículos.

"Nós tivemos aqui algumas ocorrências e a Polícia Civil já realizou prisões devido a furtos. Houve um incêndio e alguns veículos foram danificados. Eu não sei qual o trâmite que a Polícia Civil está juridicamente realizando, mas foi cedida a área do Detran, para que estes veículos pudessem ser acondicionados aqui, porém a área não está abandonada", disse.

Foto: Mário Sepúlveda/ FE
Foto: Mário Sepúlveda/ FE
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 28 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/