Após cinco anos, garota feirense com 'ossos de vidro' consegue cirurgia

GeralAtravés da justiça

Após cinco anos, garota feirense com 'ossos de vidro' consegue cirurgia

A família da garota criou uma vaquinha virtual para arrecadar dinheiro 

Crédito: Gleidson Santos/FE
Um sonho que virou realidade. A garota Patrícia Kelly Jesus da Paixão, de 9 anos, conseguiu a marcação da sua cirurgia para a instalação das Hastes Telescopadas - que contribui para o fortalecimento das pernas. O procedimento cirúrgico será realizado no próximo sábado (26), no Hospital Aliança, em Salvador. Ela tem Osteogênese Imperfeita - também conhecida como "ossos de vidro"- doença que deixa os ossos frágeis e suscetíveis a fratura.

Para alcançar essa grande conquista não foi nada fácil. A mãe de Patrícia, Juscelia Jesus, dedicou 5 anos de sua vida à procura de recursos para conseguir fazer a cirurgia, que na Bahia, só é feita na rede particular e custa cerca de R$ 500 mil. A família da garota criou uma vaquinha virtual para arrecadar dinheiro e realizar o procedimento para a melhora da qualidade de vida da menina.

Após a veiculação da reportagem do Jornal Folha do Estado, em 15 de abril de 2021, quando relatou as dificuldades encontradas pelos familiares, a Defensoria Pública da União conseguiu que a justiça arcasse com todo o gasto da cirurgia. A notícia foi bastante comemorada. "A aprovação da cirurgia aconteceu em dezembro do ano passado, na qual foi feita a transferência do valor a ser pago. Pati, já teve 20 fraturas por causa dos ossos de vidro, essa cirurgia vai amenizar as consequências do problema. Ela é uma criança inteligente e esperta, e está bastante feliz", relata a mãe da garota.

Para Patrícia, a realização do procedimento possibilitará a realização do seu maior sonho. "Eu quero andar. Quero muito poder correr como as outras crianças. Eu gosto de brincar de pega-pega, pique-esconde, mas tenho que ser muito cuidadosa porque se eu cair ou qualquer outra coisa, fratura algo", explica.

A Osteogênese Imperfeita é uma patologia rara e que tem causa genética, sendo caracterizada principalmente pela fragilidade dos ossos do paciente que afeta uma em cada 20 mil pessoas. A doença é causada por mutações que ocorrem nos genes responsáveis pela síntese ou processamento do colágeno, substância essencial na formação dos ossos.

O paciente afetado apresenta uma grande fragilidade nos ossos e osteopenia, que pode ser definida como uma diminuição da massa óssea. Os ossos frágeis desencadeiam diversas lesões, que podem ocorrer até mesmo de forma espontânea. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 19 Setembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/