Apae realiza caminhada em comemoração pelos 40 anos da instituição
O evento também faz parte da programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Feira de Santana realizou, nesta quarta-feira (21), uma caminhada para celebrar os 40 anos de existência e serviços prestados pela Instituição à comunidade. A concentração partiu da Rua Olímpio Vital em direção à sede da Prefeitura, retornando para o Mercado de Arte.
Em entrevista ao Folha do Estado, o presidente da Apae Feira, Elivaldo Alves Moraes, destacou que o evento também faz parte da programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que ocorreu desta quarta (21) até o dia 28 de agosto. Ele comemorou a adesão da sociedade ao movimento.
"Tivemos uma grande adesão, e é para chamar mesmo a atenção da sociedade e dos poderes públicos. A gente mata um leão por dia. A procura é muito maior do que a oferta. A gente continua com dificuldades, mas vamos em frente porque nosso principal mestre é Deus", declarou.
O coordenador de prevenção e saúde da Apae, Deraldo Gomes Azevedo, falou sobre a trajetória da instituição ao longo destes 40 anos.
"Nestes 40 anos da Apae, em Feira de Santana, tivemos muitos avanços e muitas dificuldades também, mas acima de tudo muita garra, fé, e ajuda, principalmente dos familiares das pessoas com deficiência, que têm nos apoiado. A causa da Apae é a defesa dos direitos da pessoa com deficiência intelectual, múltipla, autista, e precisamos também da ajuda da comunidade, que possa colaborar conosco, e do poder público, que quando o dinheiro chega, que possa fazer os repasses. As pessoas também podem vir fazer trabalhos voluntários, é só nos procurar que vemos onde podemos estar encaixando", afirmou.
Na avaliação de Deraldo Azevedo, a Apae é uma instituição já reconhecida nas esferas municipal, estadual e em setores nacionais, mas ainda assim precisa de mais apoio para expandir e manter suas atividades.
"Nossa perspectiva é melhorar cada vez, e para isso precisamos de recursos para aumentar nossa estrutura física. A gente precisa fazer campanhas, movimentos, para construir e ampliar nosso espaço físico, além de contratar mais profissionais para trabalhar e atender mais pessoas. Atendemos hoje cerca de 1.500 pessoas com deficiência, não só de Feira de Santana, mas da região de saúde de Feira e Serrinha, que são 47 municípios ao todo", ressaltou o coordenador.
Ele informou ainda que nesta quinta-feira (22), será realizada uma sessão solene, no Centro de Cultura Amélio Amorim, às 14h, para celebrar os 40 anos da Apae e entregar certificados de reconhecimento a pessoas que durante este período estiveram ao lado da instituição, contribuindo para sua manutenção e crescimento.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.