1ª Feira de Franquias será realizada em Feira de Santana com cerca de 40 expositores

GeralEmpreendedorismo

1ª Feira de Franquias será realizada em Feira de Santana com cerca de 40 expositores

Uma reunião foi promovida na tarde desta quinta-feira (6), para tratar da organização do evento.

Foto: Mário Sepúlveda/ FE
A prefeitura de Feira de Santana irá realizar na última semana de julho a 1ª Feira de Franquias, com cerca de 40 expositores, entre micro e pequenos empresários, além de empreendedores individuais.

Uma reunião foi promovida na tarde desta quinta-feira (6), na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Trabalho (Settdec) para tratar da organização do evento, que tem a parceria da empresa Startei, que é focada em consultoria e elaboração de projetos voltados para o empreendedorismo e inovação, o Sebrae, a Casa do Trabalhador, dentre outras entidades ligados aos setores do comércio e serviços no município.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Trabalho, Wilson Falcão, ao Folha do Estado, a feira tem como principal objetivo gerar mais emprego e renda para a população feirense, além de fomentar o empreendedorismo familiar. A prefeitura ainda irá definir a data exata e o local onde acontecerá.

"Pretendemos trazer 40 empresas de franchising, que vão atingir cerca de 800 famílias. Essa feira já foi realizada em diversos municípios do Nordeste e do Brasil, inclusive em Salvador. Nós temos uma preocupação muito grande na geração de emprego, renda e desenvolvimento econômico no município. A Casa do Trabalhador tem feito um trabalho extraordinário junto ao Ministério do Trabalho e Emprego. E nós estamos discutindo com uma faculdade a possibilidade de ofertar cursos de informática para qualificar nossa mão de obra", informou Falcão.

Conforme o secretário Wilson Falcão, a prefeitura firmou também uma parceria com o Shopping Popular, a fim de que os empreendedores que desejarem se instalar no empreendimento, tenham a carência de 12 meses do aluguel e facilidades para obtenção de crédito a partir de R$ 1 mil.

"O município está fazendo um convênio com o shopping Cidade das Compras para que eles possam se implantar lá nos primeiros dozes meses sem pagar aluguel. O shopping vai bancar isso, e os empreendedores irão pagar somente o condomínio. A gente busca as pessoas que perderam o emprego. Os empreendedores vão poder financiar esses recursos com juros baratos. O que a gente busca é que as pessoas possam criar seus negócios com investimentos a partir de 1 mil, e o município vai garantir de alguma forma 50% desse empréstimo. E para que não haja dificuldade de obtenção do recurso, um empreendedor poderá avalizar para outro", detalhou.

Na avaliação do secretário, a 1ª Feira de Franquias de Feira de Santana irá fomentar ainda o desenvolvimento econômico do município.

"Estamos muito esperançosos e acreditamos que isso pode fomentar realmente o desenvolvimento e a esperança de muitas famílias. Acreditamos muito no projeto e toda essa soma de esforços é voltada para o êxito dessa feira que estava prevista para ser realizada no mês de agosto, mas estamos antecipando para o mês de julho, tendo em vista as eleições na primeira semana de outubro."

Paulo Henrique Oliveira, sócio da Startei, empresa que está em parceria com a prefeitura para construir o evento, ressaltou que esta será uma experiência muito importante para Feira de Santana.

"É a primeira vez que a cidade tem um evento desse porte na área de franquias. O modelo de franquias, para quem nunca empreendeu, já recebe um modelo de negócio pronto, com todos os caminhos pré-determinados então isso facilita a vida do empreendedor e tem o apoio do Sebrae também, e para quem já empreende sabe que é um modelo mais fácil de operar porque tem todo o suporte. A gente não conseguiria fazer esse evento sem o apoio do Sebrae, que é referência em empreendedorismo e atende a todos esses modelos de negócios, então serão três dias de uma experiência imersiva com palestras, conteúdo imersivo, as pessoas vão poder visitar modelos de negócios inovadores na área de franquia, vão poder conversar com Sebrae e com outras organizações que fomentam o modelo de franquias na Bahia", informou Paulo Henrique.

Ele enfatizou que a empresa Startei já larga experiência neste tipo de evento em diversas cidades.

"Nós temos uma experiência muito positiva. Esse ano já estamos com três edições de um evento chamado Feira da Franquia, que a gente faz em Salvador, que é considerado o maior do Nordeste. Este é um evento que roda o Brasil inteiro e tem um modelo validado em outras cidades. A participação só cresce, então na primeira edição a gente teve cerca de 3.500 pessoas, na segunda, 3800, e na última 5 mil pessoas. E o que a gente percebe é que muitas pessoas de Feira de Santana vão nesses eventos, e agora os feirenses não vão precisar se deslocar mais para buscar em outros locais." 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 01 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/