Triatleta feirense comenta sobre rotina de treinamentos para competições
Lucas Maltez contou um pouco da trajetória no esporte
Feira de Santana segue bem representada no triathlon baiano, após disputar duas etapas do Campeonato Baiano de Triathlon Olímpico, realizada em Guaibim e Petrolina, e conquistar o título em ambas. O atleta Lucas Maltez voltou a fazer bonito com a conquista do segundo lugar no Campeonato Brasileiro de Triathlon de Longa Distância, que aconteceu em Porto Seguro.
Integrante da equipe feirense Aquática Team, com 8 anos de existência, revelando atletas na corrida, ciclismo e triathlon, em entrevista a reportagem do jornal Folha do Estado, Lucas Maltez contou um pouco da trajetória no esporte."Sou filho de treinador de natação, o primeiro treinador de natação de Feira de Santana e do interior da Bahia, João Batista, que também revelou vários campeões estaduais e nacionais. Sendo assim, meu primeiro esporte foi a natação, onde me dediquei com exclusividade dos 4 aos 16 anos, quando inseri a corrida e posteriormente o ciclismo. O triathlon oficialmente comecei com 26 anos, e hoje, com 36 anos, carrego vários títulos estaduais, regionais e nacionais nas modalidades de natação, ciclismo e triathlon. Desde 2015, venho garantindo qualificação para os campeonatos mundiais, além de estar sempre entre os melhores da categoria no país", disse.
Contudo, nem tudo são flores, o atleta também contou das dificuldades e desafios para participar dos grandes eventos e representar a cidade Princesa do Sertão. "As dificuldades maiores são de conseguir apoio mesmo com projetos de incentivo federal e estadual, onde empresas colocam dificuldades e não acreditam no potencial do esporte. Com isso temos que ter dedicação tanto ao treinamento quanto ao trabalho e a família. Mas isso nos deixa mais fortes no processo", ressaltou.
Após a conquista do vice-campeonato brasileiro, Lucas Maltez falou a respeito dos próximos passos. "Foram dois títulos nacionais em uma semana. Na distância Sprint em Maceió e na longa distância em Porto Seguro, ambos em setembro. Agora vamos para a terceira e última distância oficial da modalidade triathlon, a distância olímpica que acontecerá em Brasília, dia 4 de outubro, ela será o próximo foco. Será uma grande realização subir no pódio nas três distâncias oficiais do triathlon no ano que completo, 10 anos no esporte", contou.
Para continuar fazendo bonito e representando bem Feira de Santana, Bahia e o Brasil, o triatleta precisa manter uma forte rotina de treinamento. "A rotina é bem cheia. Envolve treinos de ciclismo, corrida e natação em média quatro vezes na semana nas três modalidades. Além disso, temos que nos dedicar na recuperação (alongamentos e massagens) e fortalecimento muscular, e a nutrição que é um fator muito importante no rendimento. Realmente tem que gostar do processo, incorporar o estilo de vida e administrar isso tudo as demandas de trabalho e família", pontuou.
E para finalizar, Lucas Maltez deixou uma mensagem de incentivo para os jovens que também querem se tornar um triatleta. "Como todo processo, tenha humildade e sabedoria em aprender sempre, assim como desenvolva a capacidade de resiliência e de disciplina. Nós sempre podemos ser melhores a cada dia".
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.