Handebol do Brasil luta contra clubes europeus para ter seleção principal no Pan-americano
Seleção feminina quer classificação olímpica para Paris 2024 já em Santiago
Uma das maiores hegemonias continentais está sob risco. E o rival não está em quadra. A seleção brasileira feminina de handebol, campeã dos Jogos Pan-Americanos nas últimas seis edições, está com dificuldades para conseguir a liberação das principais atletas do país, que jogam em grandes clubes da Europa.
O problema surgiu em razão da data do Pan de Santiago, entre 20 de outubro e 5 de novembro deste ano. A data está no calendário internacional da IHF (Federação Internacional de Handebol). Assim, os clubes precisam liberar as jogadoras.
No entanto, de 24 a 29 de outubro, quando estão marcadas as disputas femininas no Chile, também está marcada uma rodada da Champions League, principal competição europeia entre clubes. As duas últimas edições do Pan foram em julho. Guadalajara 2011 foi disputado em outubro.
A seleção brasileira masculina não enfrenta o mesmo problema, pois os jogos do Pan são de 30 de outubro a 4 de novembro, e nesse período está agendada a semana internacional, uma espécie de "Data Fifa" do handebol, na qual os clubes não têm compromissos locais em razão de partidas das seleções nacionais. A mesma semana, para o feminino, é entre 9 a 15 de outubro, e a seleção brasileira vai aproveitar para treinar em Rio Maior, em Portugal, onde fará amistoso contra a equipe do Benfica.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.