Futebol será 'pontapé' para fortalecer empoderamento feminino em São Gonçalo
Ações visam construção de políticas públicas voltadas as mulheres
No próximo dia 6 de março, na zona rural de São Gonçalo dos Campos, vai acontecer o "Jogo da Amizade", entre meninos e meninas. Esta iniciativa será o 'pontapé' para uma série de ações que visam a construção de políticas públicas voltadas ao empoderamento feminino são-gonçalense. Representantes do grupo "Eu sou todas as Mulheres", de São Gonçalo, estiveram em Feira de Santana para conhecer o projeto "Mulheres que Brilham", onde trocaram experiências e ganharam um importante apoio para esta iniciativa.
Ana Cláudia Carvalho é coordenadora do projeto em São Gonçalo dos Campos é uma das idealizadoras do evento. "Estamos começando pela comunidade do Afligidos, onde existem práticas esportivas com a participação de mulheres, principalmente as jovens. A nossa ideia é que através do futebol possamos chamar a atenção das autoridades locais apara a necessidade de se pensar em ações especificas para as mulheres não só no esporte, mas em outros setores", afirmou.
O grupo em São Gonçalo dos Campos conta com aproximadamente 150 mulheres que atuam em diferentes setores. De acordo com a assistente social e integrante do grupo, Jacira Araújo, a cidade é carente de políticas públicas voltadas para as mulheres. "Queremos que na verdade o esporte seja uma 'alavanca' para que outras ações sejam desenvolvidas no município. Seriam ações voltadas para a questão social com assistência psicológica, a realização de cursos profissionalizantes porque muitas mulheres já convivem com o preconceito e ainda têm muitas oportunidades no campo de trabalho por falta de qualificação", explica. "A ideia é buscar mobilizar a sociedade e chamar a atenção, por exemplo para necessidades como a implantação de uma Delegacia Especial já que existem situações especificas, as mulheres precisam de um atendimento diferenciado e não encontram", complementa.
A coordenadora do projeto "Mulheres que Brilham" de Feira de Santana, Eliete Pinho está apoiando a iniciativa das são-gonçalenses e enxerga a possibilidade de uma grande expansão de ações relacionadas ao empoderamento feminino na região. "Nós já temos em Feira um projeto especifico que conta com um time feminino e aos poucos estamos expandindo o nosso raio de ação principalmente na área social. A ideia aqui é somar e por isso estamos apoiando porque a união fortalece ainda mais a luta para alcançar nossos objetivos", observou.
OUTRAS AÇÕES
Eliete Pinho acredita que outras ações serão desenvolvidas a partir deste evento. "Nós vamos buscar o apoio de outras pessoas que já estão engajadas no nosso projeto em Feira, cono é o caso de Mr Francys, compositor da música 'Mulheres que Brilham' que deve estar na Bahia no 2º semestre para a realização de alguns shows e estaremos com certeza fazendo algum evento alusivo. Além dele temos a advogada Fabiana Machado, que é uma ativista e pode estar fazendo palestras de conscientização, dentre outras situações que estaremos criando. O importante é que a partir desse jogo de futebol, sejam startadas várias ações que fortaleçam as políticas públicas para mulheres na região de Feira de Santana", afirmou.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.