Evento vai homenagear Merrinho: o eterno '5 de ouro' do Fluminense de Feira

Esportes'Flujoada'

Evento vai homenagear Merrinho: o eterno '5 de ouro' do Fluminense de Feira

Merrinho, reconhecido cidadão feirense, tem muitos serviços prestados ao esporte 

Crédito: Ascom/CMFS

No próximo sábado (8), desportistas feirenses e de outras cidades baianas prestarão uma homenagem a Roberto Basílio dos Santos, o Merrinho, homem que construiu uma carreira no esporte, a partir de Feira de Santana, mas que no momento não está bem de saúde. Ex-atletas que foram seus comandados nas equipes em que trabalhou realizarão a Flujoada, um evento que será marcado por homenagens ao eterno "5 de ouro" do tricolor feirense.

A ideia de realizar o evento surgiu no ano passado, quando o grupo Boleiros Solidários ajudou o ex-ponta direita Dito, destaque do Fluminense nos anos 80 e que se encontrava em uma situação difícil. "Nos encontramos e ele nos falou da situação complicada que estava vivendo: desempregado e precisava vender lanches para sobreviver. Fizemos um evento, que não conseguiu o valor necessário para comprarmos um trailer e então veio a ideia de se fazer a Flujoada, onde conseguimos completar o valor para compra do equipamento e hoje graças a Deus, ele está bem", disse Jó Pinho. "A partir dessa situação começamos a nos movimentar criando situações e uma foi o Podecast Boleiros Solidários, que criamos e a partir daí começamos a organizar eventos, encontros como esta homenagem que faremos para Merrinho", complementou.

A homenagem para o eterno '5 de ouro' surgiu de um bate-papo entre Jó e Marcelo, ex-jogador do Touro do Sertão. Ambos foram contemporâneos de clube e treinados por Merrinho, nos anos 80. "Eu e Marcelo nos encontramos e ele me alertou que Merrinho não estava em situação boa e me chamou para que pudéssemos ir à residência dele e depois da visita, não tive dúvidas de que deveríamos prestar esta homenagem a Merrinho", ressaltou Jó.

De acordo com Marcelo, Merrinho foi diagnosticado com Mal de Alzheimer. "O quadro dele é moderado: lembra de grandes feitos do passado, mas a sua memória recente não é boa. Ele tem dificuldade para reconhecer as pessoas e também está passando por algumas necessidades. Por isso queremos ajudá-lo, além de lhe prestar uma homenagem por tudo o que ele fez pelo nosso esporte", afirmou.

A 'Flujoada' vai acontecer no próximo sábado (8), a partir das 10 horas no Kabanas Music Bar. As camisas estão sendo comercializadas pelo valor de R $50, com direito à feijoada. "Nós vamos ter shows com Roberto Kuelho, Libú do Reggae e Raimundo Sodré. Merrinho será homenageado com uma camisa do Fluminense, confeccionada especialmente para ele, além do troféu '5 de ouro'. Ex-atletas como Osni, Hugo, Baiaco dentre outros nomes já confirmaram presença, além de cronistas esportivos feirenses e de Salvador", informou Jó Pinho.

Quem tiver interesse em participar, pode adquirir a camisa através do telefone 75-9910-6908.

MERRINHO

Roberto Basílio dos Santos, o Merrinho, nasceu no dia 22 de fevereiro de 1945 no Rio de Janeiro e começou a carreira nos anos 60 nas divisões de base do Flamengo. Em 1968 veio para o Fluminense de Feira e naquele ano foi vice-campeão baiano numa final em que o Galícia ficou com o título. No ano seguinte veio o auge com o título estadual frente ao Bahia, o último conquistado pelo tricolor feirense. O time treinado por Walter Miraglia tinha a seguinte formação: Ubirajara; Ubaldo, Sapatão, Mário Braga e Nico; Merrinho e Delorme; Freitas, Jurinha, João Daniel e Marco Chinês. Merrinho ainda jogou no Galícia em 1972; Sergipe em 1973 e retornou ao Touro do Sertão, onde encerrou a carreira em 1976.

Dois anos depois começava a carreira de treinador comandando a seleção de Feira de Santana no Campeonato Intermunicipal e levantando o título daquele ano. Seguiu no futebol treinando o Fluminense de Feira e outras equipes do futebol baiano. Por duas vezes foi campeão baiano da 2ª divisão: em 1989 com o Jacuipense e em 2007 com o Feirense. Seu último trabalho como treinador foi na seleção feirense em 2015, quando a equipe chegou entre as oito melhores no Intermunicipal daquele ano. Merrinho também é cronista esportivo, tendo atuado como comentarista esportivo, nas Rádios Povo e Sociedade de Feira, atual Sociedade News FM. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 22 Janeiro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/