Esporte como inclusão social: Conheça Programa Paradesporto em Rede da UFBA
Criado em junho de 2023, na UFBA, o projeto constrói, através de aulas de judô e jiu-jitsu
Para além dos exorbitantes salários da minoria dos jogadores de futebol e da exigente competitividade presente na rotina dos atletas de alta performance, o esporte carrega consigo, essencialmente, o poder de fomentar a coletividade e proporcionar um mundo melhor.
Criado em junho de 2023, na Universidade Federal da Bahia, o Programa Paradesporto em Rede da Ufba, em Salvador, constrói, através de aulas de judô e jiu-jitsu, janelas de oportunidades de prática esportiva e socialização para mais de 40 pessoas com deficiência intelectual e visual.
Atualmente, o projeto, que é uma iniciativa do Ministério do Esporte via Secretaria Nacional do Paradesporto, tem alunos dos 3 aos 30 anos de idade e conta com oito monitores, sendo quatro deles bolsistas, todos estudantes do curso de Educação Física da Ufba. Além disso, o Paradesporto em Rede conta com o apoio de estudantes de outros cursos de graduação, tais como o Bacharelado Interdisciplinar em Saúde e o Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades, que colaboram como monitores voluntários.
O coordenador do projeto é Rafael Kons, faixa preta pela Confederação Brasileira de Judô, Doutor em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina e professor adjunto da Universidade Federal da Bahia. Em conversa com o Bahia Notícias, Kons falou sobre a importância social da iniciativa e os impactos positivos do programa, que também atua em núcleos no Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Sergipe e Goiás.
"O esporte associado às artes marciais transmite ainda mais benefícios para o processo de desenvolvimento integral. Valores como disciplina, caráter e educação são critérios pré-estabelecidos na prática das artes marciais. Dentro deste processo, acreditamos que a filosofia e disciplina presentes nas artes marciais auxiliam no crescimento intelectual, moral e espiritual dos praticantes", explicou o coordenador.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.