CTS9 se transforma em associação e busca ampliar horizontes
O projeto desenvolvido pelo ex-atacante Souza tem ampliação de departamentos
Criado há seis anos pelo ex-jogador, Edinilton de Souza Brito, o Souza, o CTS9 é um projeto que busca revelar novos talentos para o esporte. O ex-atacante que deu muitas alegrias à torcida do Fluminense de Feira ao "pendurar as chuteiras", quis seguir no futebol e criou o projeto que já se tornou uma associação e já conta com departamentos específicos que têm a finalidade de formar atletas em todos os sentidos. O principal objetivo hoje de Souza é profissionalizar por completo o CTS9.
Souza marcou época como atacante no Fluminense de Feira e formou ao lado de Nino uma dupla inesquecível. Ele fez tanto sucesso que chegou a jogar fora do Brasil no futebol coreano. Quando parou de jogar, quis seguir no futebol como técnico e se preparou para isso, porém ainda não teve uma grande oportunidade, entretanto, nem por isso ele desistiu do seu sonho: arregaçou as mangas e foi para campo trabalhar, quando criou o CTS9 em 2017.
O projeto começou pequeno, mas foi ganhando corpo, as demandas aumentando e o ex-atacante sentiu a necessidade de buscar apoio para consolidar ainda mais o projeto.De acordo com Souza, o trabalho desenvolvido no projeto não consiste apenas na parte de campo e de um ano para cá, quando o CTs9 ganhou caráter de associação, outros departamentos foram criados, com a função de agregar convergindo para o principal objetivo do trabalho. "Criamos um departamento de marketing para potencializar a divulgação das nossas ações que é comandado por Samuel Moraes, que é ex-aluno nosso; o nosso corpo técnico tem hoje o apoio do professor Luanderson que me auxilia nessa parte e passamos a contar com o Departamento de Política Social porque sabemos que o atleta tem a sua vida fora de campo e para que tudo dê certo, todos os setores precisam estar afinados", observou.
A responsável por este novo setor é Daniele Bastos, que inicialmente inscreveu seu filho no projeto e se apaixonou de cara pela ideia, de maneira tal, que se engajou no projeto fazendo esta parte. "Muitos garotos que chegam aqui para treinar vivem situações de clara vulnerabilidade e isso implica na real necessidade que se tem de se buscar fazer algo mais por eles, ou seja, não é só dar oportunidade no campo, mas fora dele acompanhar e ver o que pode ser feito porque às vezes o desempenho do garoto é prejudicado por fatores emocionais gerados por situações extracampo", explicou Daniele. "Hoje minha função também é trabalhar essa parte política, buscar recursos e já conseguimos transformar com o apoio do vereador Luiz da Feira o projeto em associação. Tudo é crescimento e hoje nossa luta é que o projeto cresça cada vez mais", complementou.
O projeto faz o acompanhamento fora de campo vendo as necessidades e auxiliando o atleta naquilo que for necessário. "O trabalho dela é importante porque a gente tem um mapeamento do atleta completo com esta parte. Se ele tem alguma coisa que dificulta seu desenvolvimento, a gente já vai ter a direção a seguir, a forma como podemos trabalhar com ele e extrair seu melhor. O atleta se constrói também fora de campo", ressaltou Souza.
As atividades do Cts9 têm sido desenvolvidas no campo do Dínamo no Conjunto Feira X. "A gente só tem que agradecer à Josafá Damasceno, que através da sua liderança abriu as portas para que desde 2017 a gente estabelecesse nossas atividades lá. Mas temos planos em mente e o primeiro deles foi transformar nosso projeto em associação e hoje já temos a Associação Desportiva CTS9, que já se transformou em utilidade pública, ou seja, podemos receber verbas públicas que nos ajudarão ainda mais nesta parte estrutural", afirmou Souza.
O próximo passo é buscar um local para a construção da sede do CTS9. "Além disso, vamos buscar profissionalizar todos os nossos departamentos, pois ainda contamos com o apoio de voluntários, que é importantíssimo, diga-se de passagem, porém a gente ganha ainda mais credibilidade com a estruturação e profissionalização dos nossos departamentos. A ideia é sempre buscar a excelência no nosso trabalho", declarou Souza.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.