Circuito do Desafio 15k da Casa Esportiva traz mergulho na história de Feira de Santana
Durante o trajeto, os corredores vão vivenciar cenários marcantes e históricos de Feira.
Durante o trajeto, os corredores a pé vão passar por atrações turísticas como a Igreja Senhor dos Passos, o Paço Municipal, a Igreja Matriz, a primeira unidade construída da Casa Esportiva em Feira de Santana e o Mercado de Arte Popular, entre outros conjuntos arquitetônicos.
Percurso Oficial
Percurso 15k: Segundo os organizadores do evento, o percurso oficial da corrida de 15k terá sua largada em frente a praça do Nordestino percorrendo a Avenida Senhor do Passos até a rua Rua de Santana (Prédio Bela Modas), segue a rua Marechal Deodoro dando uma volta na mesma, para entrar novamente na Rua de Santana, sentido Praça da Matriz. Depois os atletas seguem para a Avenida Conselheiro Franco até a praça da Bandeira, adentrando na Aveniva Getúlio Vargas, percorrendo sentido à Noide Cerqueira, até antes do retorno da Rua Fernando Pinto depois retorna novamente para a Getúlio Vargas, até o calçadão da Sales Barbosa onde percorre até a final da praça Froes da Mota indo em direção do mesmo ponto da largada na Av. Senhor dos passos.
Percurso 5k: Mesmo circuito inicial do 15k só que retorna no antigo módulo policial antes da Av. Maria Quitéria
Percurso 10k: Mesmo circuito inicial do 15k só que retorna antes do viaduto da Nóide Cerqueira
O horário de largada será único e definido para às 06h30. A duração da prova está prevista para 3h, obedecendo ao regulamento das corridas de rua da CBAT. Mais informações sobre como participar, premiações e categorias clique aqui.
Saiba mais sobre alguns dos principais pontos turísticos do circuito:
Praça do Nordestino (Dom Pedro II)
A largada será dada às 06h30 em uma das praças mais antigas de Feira de Santana, popularmente conhecida como Praça do Nordestino, o local chama-se Praça Dom Pedro II, que já se chamou Campo da Gameleira, uma vez que abrigou um feira de gado e foi também o local onde ocorreu o enforcamento de Lucas da Feira. Bem próximo dali, estão o Coreto da Praça Fróes da Motta e o belíssimo Casarão Fróes da Mota, administrado pela Fundação Senhor Passos.
Igreja Senhor dos Passos
Com seu estilo neogótico, a Igreja Senhor dos Passos está localizada no coração da cidade, na esquina das Avenidas Senhor dos Passos e Getúlio Vargas, por onde circulam milhares de pessoas de Feira de Santana e região diariamente. No dia 17 de maio, a paróquia foi elevada à categoria de Santuário Arquidiocesano, na mesma data em que também comemorou seus 60 anos de existência.
Paço Municipal
Também localizado na esquina das Avenidas Senhor dos Passos e Getúlio Vargas, o Paço Municipal Maria Quitéria foi construído entre os anos de 1921 e 1926, ano em que foi inaugurado pelo intendente Arnold Ferreira da Silva. No local, já funcionaram a Câmara de Vereadores, o Fórum, a Biblioteca, e atualmente abriga o Gabinete do Prefeito e secretarias da administração municipal.
Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca)
O conjunto arquitetônico que desde 1995 abriga o Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), na Rua Conselheiro Franco, próximo à Catedral de Sant'Ana, foi o local onde funcionou a Escola Normal, inaugurada em 1927. Anos depois, em 1968, o prédio passou por sua primeira reforma e por decreto estadual se tornou a Faculdade de Educação. Em 1976, o espaço passou a ser utilizado como seminário de música, centro de estudos feirenses e abrigou repartições municipais. A partir do ano de 1994, a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) assumiu a administração do imóvel e instalou no local o Museu Regional de Feira, que logo depois foi rebatizado de Museu Regional de Arte. Atualmente, o Cuca desenvolve inúmeras atividades culturais, além de ofertar oficinas de Formação Artística voltadas à comunidade em geral, em diversas áreas e linguagens.
Prédio da Filarmônica 25 de Março
A Filarmônica 25 de Março tem mais de 150 anos de história. Nasceu em 1968, em Feira de Santana, e seu prédio ainda resiste na Rua Conselheiro Franco como patrimônio cultural e imaterial da cidade. A sociedade Filarmônica realizava bailes e eventos e tinha o propósito de contribuir com o desenvolvimento cultural da cidade. Deteriorado pelo tempo e falta de investimentos, em 2014, o imóvel passou por restauração e passou a abrigar a Escola de Música Maestro Estevam Moura. Em 2015, a banda de música retomou suas atividades e atualmente conta com 24 músicos, que realizam concertos em eventos como procissões e solenidades cívicas.
Mercado de Arte (MAP)
Localizado no centro comercial de Feira de Santana, o Mercado de Arte Popular (MAP) recebe milhares de visitantes todos os dias. Foi criado pelo Coronel Bernardino da Silva Bahia, em 1914, e durante décadas foi o principal ponto da grande feira de gado do municípios, que acontecia todas as segundas-feiras e sábados, atraindo comerciantes de diversas regiões da Bahia e outros estados. Após a inauguração do Centro de Abastecimento, em 1976, o MAP foi fechado, sendo reinaugurado 4 anos depois após uma ampla reforma autorizada pelo governo do Prefeito Colbert Martins da Silva, que manteve sua arquitetura histórica. Em 1992, O prédio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac). O Mercado passou por mais uma reforma e foi reinaugurado em 4 de janeiro de 2016. O local é um dos principais pontos de vendas do artesanato local, palco de diversas manifestações artísticas e culturais do município e ponto de encontro para feirenses e turistas de todas as regiões do país.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.