Circuito do Desafio 15k da Casa Esportiva traz mergulho na história de Feira de Santana

EsportesCorrida

Circuito do Desafio 15k da Casa Esportiva traz mergulho na história de Feira de Santana

Durante o trajeto, os corredores vão vivenciar cenários marcantes e históricos de Feira.

Foto: Divulgação
Uma experiência para ficar na memória. Organizada pela RG+, a corrida Desafio 15K da Casa Esportiva terá mais uma edição histórica em Feira de Santana. Realizado no dia 25 de agosto, o evento esportivo tem como principal atrativo o percurso da prova, que oferece uma oportunidade única para os atletas participantes e espectadores de revisitarem cenários que fazem parte do patrimônio cultural e imaterial do município.

Durante o trajeto, os corredores a pé vão passar por atrações turísticas como a Igreja Senhor dos Passos, o Paço Municipal, a Igreja Matriz, a primeira unidade construída da Casa Esportiva em Feira de Santana e o Mercado de Arte Popular, entre outros conjuntos arquitetônicos.

"O Desafio 15k Casa Esportiva se tornou uma das principais provas da cidade e temos a expectativa da participação de 1.500 corredores de Feira de Santana e região", destacou Humberto Filho, diretor da RG+.
Foto: Divulgação

Percurso Oficial

Percurso 15k: Segundo os organizadores do evento, o percurso oficial da corrida de 15k terá sua largada em frente a praça do Nordestino percorrendo a Avenida Senhor do Passos até a rua Rua de Santana (Prédio Bela Modas), segue a rua Marechal Deodoro dando uma volta na mesma, para entrar novamente na Rua de Santana, sentido Praça da Matriz. Depois os atletas seguem para a Avenida Conselheiro Franco até a praça da Bandeira, adentrando na Aveniva Getúlio Vargas, percorrendo sentido à Noide Cerqueira, até antes do retorno da Rua Fernando Pinto depois retorna novamente para a Getúlio Vargas, até o calçadão da Sales Barbosa onde percorre até a final da praça Froes da Mota indo em direção do mesmo ponto da largada na Av. Senhor dos passos.

Percurso 5k: Mesmo circuito inicial do 15k só que retorna no antigo módulo policial antes da Av. Maria Quitéria

Percurso 10k: Mesmo circuito inicial do 15k só que retorna antes do viaduto da Nóide Cerqueira

O horário de largada será único e definido para às 06h30. A duração da prova está prevista para 3h, obedecendo ao regulamento das corridas de rua da CBAT. Mais informações sobre como participar, premiações e categorias clique aqui.

Saiba mais sobre alguns dos principais pontos turísticos do circuito:

Praça do Nordestino (Dom Pedro II)
A largada será dada às 06h30 em uma das praças mais antigas de Feira de Santana, popularmente conhecida como Praça do Nordestino, o local chama-se Praça Dom Pedro II, que já se chamou Campo da Gameleira, uma vez que abrigou um feira de gado e foi também o local onde ocorreu o enforcamento de Lucas da Feira. Bem próximo dali, estão o Coreto da Praça Fróes da Motta e o belíssimo Casarão Fróes da Mota, administrado pela Fundação Senhor Passos.

Igreja Senhor dos Passos
Com seu estilo neogótico, a Igreja Senhor dos Passos está localizada no coração da cidade, na esquina das Avenidas Senhor dos Passos e Getúlio Vargas, por onde circulam milhares de pessoas de Feira de Santana e região diariamente. No dia 17 de maio, a paróquia foi elevada à categoria de Santuário Arquidiocesano, na mesma data em que também comemorou seus 60 anos de existência.

Paço Municipal
Também localizado na esquina das Avenidas Senhor dos Passos e Getúlio Vargas, o Paço Municipal Maria Quitéria foi construído entre os anos de 1921 e 1926, ano em que foi inaugurado pelo intendente Arnold Ferreira da Silva. No local, já funcionaram a Câmara de Vereadores, o Fórum, a Biblioteca, e atualmente abriga o Gabinete do Prefeito e secretarias da administração municipal.

Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca)
O conjunto arquitetônico que desde 1995 abriga o Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), na Rua Conselheiro Franco, próximo à Catedral de Sant'Ana, foi o local onde funcionou a Escola Normal, inaugurada em 1927. Anos depois, em 1968, o prédio passou por sua primeira reforma e por decreto estadual se tornou a Faculdade de Educação. Em 1976, o espaço passou a ser utilizado como seminário de música, centro de estudos feirenses e abrigou repartições municipais. A partir do ano de 1994, a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) assumiu a administração do imóvel e instalou no local o Museu Regional de Feira, que logo depois foi rebatizado de Museu Regional de Arte. Atualmente, o Cuca desenvolve inúmeras atividades culturais, além de ofertar oficinas de Formação Artística voltadas à comunidade em geral, em diversas áreas e linguagens.

Prédio da Filarmônica 25 de Março
A Filarmônica 25 de Março tem mais de 150 anos de história. Nasceu em 1968, em Feira de Santana, e seu prédio ainda resiste na Rua Conselheiro Franco como patrimônio cultural e imaterial da cidade. A sociedade Filarmônica realizava bailes e eventos e tinha o propósito de contribuir com o desenvolvimento cultural da cidade. Deteriorado pelo tempo e falta de investimentos, em 2014, o imóvel passou por restauração e passou a abrigar a Escola de Música Maestro Estevam Moura. Em 2015, a banda de música retomou suas atividades e atualmente conta com 24 músicos, que realizam concertos em eventos como procissões e solenidades cívicas.

Mercado de Arte (MAP)
Localizado no centro comercial de Feira de Santana, o Mercado de Arte Popular (MAP) recebe milhares de visitantes todos os dias. Foi criado pelo Coronel Bernardino da Silva Bahia, em 1914, e durante décadas foi o principal ponto da grande feira de gado do municípios, que acontecia todas as segundas-feiras e sábados, atraindo comerciantes de diversas regiões da Bahia e outros estados. Após a inauguração do Centro de Abastecimento, em 1976, o MAP foi fechado, sendo reinaugurado 4 anos depois após uma ampla reforma autorizada pelo governo do Prefeito Colbert Martins da Silva, que manteve sua arquitetura histórica. Em 1992, O prédio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac). O Mercado passou por mais uma reforma e foi reinaugurado em 4 de janeiro de 2016. O local é um dos principais pontos de vendas do artesanato local, palco de diversas manifestações artísticas e culturais do município e ponto de encontro para feirenses e turistas de todas as regiões do país.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 07 Setembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/