Policiais militares passam por curso de defesa pessoal em Feira de Santana
O minicurso contou com a supervisão do líder da academia Gracie Barra, professor Samuel Carvalho
Professores da academia de jiu-jitsu Gracie Barra da Unidade Avenida Fraga Maia ministraram um Minicurso de Defesa Pessoal para os novos policiais militares que passarão a compor o Grupo de Patrulhamento Tático Garra.
O minicurso contou com a supervisão do líder da academia Gracie Barra, professor Samuel Carvalho e monitoria dos professores Vladimir Rocha, Jackson Morais, Paulo César "Japa", Rogério Cruz e Pedro Sampaio. O minicurso foi composto de técnicas e conceitos básicos de imobilização e teve como principal objetivo de nivelar, aprimorar e capacitar os novos prepostos do Garra, a operar com segurança em diversas situações que necessite a intervenção policial de forma segura, tanto para os agentes de segurança, quanto para o cidadão.
E o jiu-jitsu entra como um grande aliado no trabalho de defesa pessoal para os profissionais de segurança pública. Muito utilizado pela Polícia nos Estados Unidos e obrigatório nos Emirados Árabes, o jiu-jitsu ganhou vez nas forças armadas ao redor do mundo. Já introduzida na grade curricular desde o curso de formação de novos soldados da PMBA, a Defesa Pessoal tem ganhado cada vez mais atenção por parte do efetivo da corporação, principalmente dos grupos operacionais.
"Sabemos que a rotina dos policiais militares é tensa, e a depender do tipo de evento, principalmente os que contam com aglomerados de pessoas, a exemplo das festas de largo, o policial que tiver o domínio e o conhecimento da defesa pessoal terá um diferencial tanto nestes eventos quanto em uma situação cotidiana. E esse nivelamento teve como objetivo passar um pouco desse conhecimento para esses profissionais, testados o tempo todo, em brigas em bares, de família, em todo tipo de eventos que acontecem brigas também. Eles têm que estar preparados, porque são vistos o tempo todo. E o desempenho do grupo foi excelente, agradecemos pela confiança depositada em nossa academia para ministrar esse minicurso", disse o professor Vladimir Rocha, um dos monitores do minicurso de Defesa Pessoal, que aconteceu na última segunda-feira (29).
Quem também falou a respeito da importância do curso de nivelamento para os policiais militares foi o coordenador da Gracie Barra, professor Samuel Carvalho. "Foi um momento muito especial para todos nós que fazemos parte da Gracie Barra. Foi um tempo de aprendizado para os policiais e para nós também. As artes marciais são uma realidade no cotidiano das forças armadas em todo mundo e em nosso município não seria diferente. Com certeza as portas da Gracie Barra sempre vão estar de portas abertas para contribuir com nossos agentes de segurança pública".
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.