Com base formada por feirenses, Seleção Baiana de Karate JKS é campeã brasileira
A seleção foi composta por 72 caratecas
A Seleção Baiana de Karate JKS (Karate Japan Karate Shoto Federation), conquistou o título de campeã brasileira de Karate Shotokan 2023, em evento realizado nos dias 13 e 14 de outubro, no ginásio Rio Vermelho, Goiânia, Goiás.
A seleção foi composta por 72 caratecas com idades entre 8 e 68 anos. A base do time baiano contou com 44 atletas feirenses, sendo 34 da academia Astekas e 10 da academia Yamabushi. Além dos feirenses, o plantel contou com atletas da cidade de Salvador, das academias Tigres e Dragões e Kombate, de Jacobina, Milagres e São Félix do Coribe. O quadro final de medalhas geral a Bahia ficou com o primeiro lugar, a segunda colocação ficou com São Paulo e a terceira posição com Goiás.
Os destaques das disputas por equipes ficaram por conta do Kata Sênior masculino, formada por Adriano Araújo, Hiago Queiroz, Gabriel Moura e Lucas Freitas, que mantiveram a hegemonia baiana na categoria.
Outro grande destaque por equipes ficou por conta do Kata Família, onde o trio é formado por pessoas de uma mesma família com ao menos uma geração diferente. Nesta categoria duas famílias baianas fizeram dobradinha no pódio sendo que a família Araújo conquistou o ouro, sendo formada por Adriano Araújo (pai), Adriana Araújo e Oldac Gabriel (filhos) e a prata com a família Pereira, formada por Paulo Sérgio (pai) e Júlio e Ícaro (filhos).
Em entrevista a reportagem do Folha do Estado, o atleta e professor Adriano Araújo contou sobre a participação e as conquistas dos caratecas baianos. "Os caratecas baianos brilharam principalmente os feirenses que são a base da seleção. Embora tenha muitos atletas de Salvador, esse ano, a união de todos fez com que a Bahia voltasse a ficar no lugar mais alto do pódio no cenário nacional", disse.
Adriano também contou da satisfação de poder competir pela primeira vez em família. "Este ano foi marcante, pois pela primeira vez pude competir em família, juntamente com meus filhos Adriana e Oldac Gabriel fomos campeões da modalidade. Estou me despedindo das competições da categoria sênior, mas posso dizer que foi um ano bastante marcante. Mais uma vez ganhamos o Catar por equipe e o direito de representar o Brasil no Mundial de 2024, no Japão. Espero que tenhamos êxito em conseguir apoio público e privado para poder mandar uma delegação grande para Tóquio em 2024", finalizou.
Os atletas que conquistaram pódio estão pré-convocados para a disputa do Campeonato Mundial de 2024, que acontecerá no berço do karate, em Tóquio, no Japão.
Os maiores destaques individuais ficaram por conta dos caratecas:
Hiago Flávio (3 ouros, 1 prata e 1 bronze)
Adriano Araujo (3 ouros e 1 prata)
Lara Beatriz (3 ouros e 1 prata)
Oldac Gabriel (2 ouros, 1 prata e 2 bronzes)
Sophia Rosa (2 ouros e 1 prata)
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.