Membros do Judiciário destacam relação respeitosa na cobertura do Folha do Estado
A cobertura do Folha do Estado também se debruçou sobre as ações e os atos do judiciário
Ao longo de 25 anos, a cobertura do Folha do Estado também se debruçou sobre as ações e os atos do judiciário baiano, principalmente nas decisões que impactaram em Feira de Santana, segunda maior comarca do estado da Bahia. O juiz Armando Mesquita, presidente da 1ª Vara Cível da comarca de Feira de Santana, afirma que a relação entre a Justiça e a imprensa se faz necessária porque o Poder Judiciário presta serviços públicos e deve prezar pela transparência.
O promotor do Ministério Público da Bahia, Aldo Rodrigues, diz que a relação entre o Poder Judiciário e a imprensa é de respeito mútuo. "Como membro do Ministério Público penso que o canal de informações para a sociedade deve ser exercido, primeiramente, pela imprensa. Neste particular, essa relação, de respeito mútuo, deve ser o norte na divulgação de informações importantes e isentas de qualquer contaminação pessoal ou política, até porque a sociedade é uma das destinatárias da prestação jurisdicional", conta Aldo.
Segundo o promotor, a principal contribuição é a informação séria, despida de interesses de qualquer natureza. Os destinatários das informações precisam ter a confiança nessa seriedade no trabalho prestado. "O Ministério Público, como um dos defensores do Estado Democrático de Direito, é um dos que prioriza a liberdade de imprensa. Qualquer tentativa de calar a imprensa ou lhe impor limites, de qualquer natureza, será uma clara tentativa contra a democracia, inadmissível, hoje em dia".
O advogado Antônio Augusto Graça Leal, disse que a Imprensa é fundamental para mostrar a democracia que existe entre o Poder Judiciário e a sociedade. "Inúmeras ações que ocorrem no Poder Judiciário, principalmente na Justiça Criminal, o trabalho da imprensa é fundamental, sempre nós advogados usamos matérias veiculadas em jornais, sites, nos rádios e em outros meios de comunicação para mostrar a verdade a sociedade", comentou.
"Os juízes, desembargadores, ministros e promotores também usam muito matérias veiculadas nos meios de comunicação para condenar ou inocentar suspeitos, acusados e até condenados. Enfim, o trabalho da imprensa é fundamental e aqui em Feira de Santana, o Jornal Folha do Estado faz um excelente serviço para sociedade", finalizou Leal.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.