Carnaval de Salvador abre inscrições para candidatos ao título de Rei Momo 2025

Carnavalcortê da folia

Carnaval de Salvador abre inscrições para candidatos ao título de Rei Momo 2025

A figura do Rei Momo remete ao universo dos deuses gregos. 

Foto: Jab Reis

Feira de Santana Notícias 24h - A Federação das Entidades Carnavalescas e Culturais da Bahia, em parceria com a prefeitura de Salvador, inicia nesta segunda-feira, dia 3 de fevereiro, o processo de inscrições para a disputa do título de Rei Momo do Carnaval de Salvador 2025. Para participar do concurso, os interessados devem comparecer ao Clube Fantoches, na rua Democrata, 18, Largo 2 de julho, das 9h às 17h.

Com gratuidade na inscrição, sem a obrigatoriedade de peso e com boa desenvoltura, podem concorrer candidatos com idade a partir de 18 anos. Os interessados devem apresentar RG, CPF, comprovante de residência, atestado médico de saúde, antecedentes criminais e currículo. A seletiva será no dia 21/02, no próprio Clube Fantoches. O vencedor receberá a chave simbólica da cidade na abertura da folia, além de uma premiação de R$10 mil.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Para o presidente da Federação das Entidades Carnavalescas e Culturais da Bahia - FCCBa, Jairo da Mata, o processo é simples e tem como objetivo manter viva a imagem do personagem (Rei Momo) da alegria.

"A ideia é atrair candidatos que sejam carnavalescos, que tenham conhecimento da nossa cultura e que correspondam as regras do concurso. O regulamento não impõe que este ou aquele esteja acima do peso, basta ser desembaraçado, astral e com a saúde boa para encarar os dias da folia", disse Jairo.

A figura do Rei Momo remete ao universo dos deuses gregos. Diz a lenda, de acordo com a mitologia, Momo era filho do sono e da noite, considerado o Deus da zombaria, da piada e da zoação. No Brasil, a figura surge a partir de meados do século XX. O primeiro Rei Momo do Carnaval de Salvador ocupou o posto em 1959. O funcionário público Milton Ferreira da Silva, mais conhecido como "Ferreirinha", recebeu a coroa e declarou que só passaria o cargo – hereditário por natureza – ao filho. Em 1984, quando o Carnaval de Salvador completou 100 anos de sua história moderna, Ferreirinha já estava com a coroa na cabeça há 25 anos. Ele dizia que reinados passavam de pai para filho, por isso, não aceitava ser substituído por outro que não seu parente. Assim permaneceu por quase três décadas.

No Carnaval de Salvador, a escolha do Rei Momo através do concurso teve início em 1990, através da Federação das Entidades Carnavalescas e Culturais da Bahia. Muitos nomes já carregaram a coroa, entre eles o proprietário do lendário restaurante Cantina da Lua, Clarindo Silva, em 2008; o cantor e compositor Gerônimo Santana, em 2009; e o guitarrista, cantor e compositor Pepeu Gomes, em 2010. Durante os anos de 2021 e 2022, em função da pandemia, o Carnaval não foi realizado e, consequentemente, não houve o concurso. Em 2023, com a retomada da festa, Alan Nery, que já tinha sido eleito Momo nos anos 2015 e 2017, mais uma vez foi escolhido para comandar o Reinado folia de Salvador. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 05 Fevereiro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/