Campo do Gado: entenda a história por trás do nome desse bairro

Aniversário de FeiraFeira 190 anos

Campo do Gado: entenda a história por trás do nome desse bairro

Especial Feira de Santana 190 anos 

Crédito: Divulgação

Apesar de Feira de Santana ter como principal atividade econômica o setor de comércio e serviços, outros ramos de atividades também têm destaque na economia da cidade, contribuindo de forma particular com o PIB (Produto Interno Bruto) do município. Uma dessas atividades é a agropecuária, que de acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) relativas ao ano de 2020, até aquele momento era a responsável por 65,591,85 de tudo gerado como riqueza em Feira de Santana.

Nos dias atuais, existe um espaço próprio destinado a comercialização de animais aqui em Feira de Santana. Trata-se do Complexo Matadouro Campo do Gado (ou Campo do Gado Novo), situado em bairro de mesmo nome. A atual atividade tem íntima relação com o passado de origem da cidade, pois em tempos ermos já acontecia uma feira de gado envolvendo volumosos recursos na compra e venda de animais, atraindo inclusive comerciantes e pecuaristas de fora. Tal feira, até chegar a sua atual localização já foi realizada anteriormente em três espaços diferentes da cidade, sendo eles: a Praça Dom Pedro II (Praça do Nordestino), passando logo em seguida a ser realizada no local onde hoje funciona o Fórum Felinto Bastos e o Colégio Municipal Joselito Amorim até ser transferido para o que hoje conhecemos como bairro São João.

Em conversa com Antônio Rosevaldo, economista e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), ele destacou a importância do espaço na economia feirense, sobretudo no que se refere a geração de empregos e avaliou a necessidade de atenção do poder público para com o espaço: "Esse espaço tem um peso econômico muito grande na economia feirense sem menor dúvidas, gerando emprego e renda, levando comida para a casa das pessoas. É um espaço que demanda maior atenção do poder público. É preciso sim integrar melhor a cadeia produtiva do gado como era anos atrás no antigo Campo do Gado Velho, onde se tinha as salgadeiras e outras atividades econômicas que integravam a cadeia", disse.

Outro ponto apontado pelo professor foi a exploração do local por meio do chamado turismo temático: "Você hoje pode explorar o Campo do Gado através do turismo temático. Existem pessoas que vem do Sul e do Sudeste que gostam muito desses espaços de turismo temático com vaquejadas, boiadas a atividades assim ligadas ao campo. É uma coisa que dá para ser explorada mais aqui em Feira de Santana". 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 18 Janeiro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/