Uefs é a única universidade da Bahia contemplada por edital da Finep

EducaçãoEdital da Finep

Uefs é a única universidade da Bahia contemplada por edital da Finep

A proposta aprovada foi coordenada pelo Programa de Pós-Graduação em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente (PPGM), e inscrita na linha de Transição Energética. 

Foto: Divulgação

Apoiar Centros Nacionais de Infraestrutura Científica de Pesquisa e Tecnológica de Caráter Temático, nas Áreas de Transição Energética, Transição Ecológica, Transformação Digital, Saúde e Defesa, foi o objetivo da Chamada Pública da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que na Bahia contemplou a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Para a Instituição foi aprovado o valor de R$ 14.781.200,67, que será utilizado para construção do Centro de Desenvolvimento em Modelagem de Biorecursos, Hidrorecursos e Sustentabilidade (CDMBHS).

A proposta aprovada foi coordenada pelo Programa de Pós-Graduação em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente (PPGM), e inscrita na linha de Transição Energética. A equipe do PPGM considera essa aprovação da proposta um marco importante não só para o Programa de Modelagem, mas para toda Uefs, uma vez que a proposta integra os programas de Pós-Graduação de Ecologia e Evolução (PPGECOEVOL), Recursos Genéticos Vegetais (PPGRGV), Botânica (PPGBOT), Ciências Farmacêuticas (PPGCF), Biotecnologia (PPGBIOTEC) e Ciência da Computação (PPGCC).

Para a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Uefs, professora Silvone Santa Bárbara, "este resultado revela a robustez da proposta, a nossa capacidade de formar e fortalecer redes de pesquisa e a potência das(os) pesquisadoras(es) da Uefs que, não somente no edital Finep, mas vêm sendo contempladas(os) em outros editais das mais diversas instituições de fomento à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico".

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

A proposta do CDMBHS incorpora importantes pesquisadores do quadro da Uefs, além de uma equipe técnica e científica responsável pela execução do trabalho, composta por cerca de 80 professores doutores, 80 estudantes de doutorado, mestrado e iniciação científica, e 20 servidores técnicos. O recurso destinado pela Finep também será direcionado para aquisição de equipamentos de ponta que atenderão às necessidades dos programas envolvidos, além de possibilitar inúmeras inovações e novas linhas de pesquisa para Universidade.

O CDMBHS foi pensado para oferecer soluções modernas para questões que envolvem a transição energética no nosso país, com foco principal nos biomas do Nordeste. Serão desenvolvidas pesquisas que promovam o monitoramento das áreas naturais sob processo de implantação de grandes projetos de transição energética para identificar os possíveis impactos no ecossistema, como por exemplo: desmatamento e incêndios, emissão de CO2 e descarbonização. Outro foco do centro será a realização de pesquisas direcionadas à promoção de alternativas para o aproveitamento dos resíduos orgânicos das principais cadeias produtivas, a partir da geração de bioprodutos.

O CDMBHS conta com as parcerias da UFRB e SENAI-CIMATEC, além de apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (SECTI), Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (SDR), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), além da Casa Civil. Adicionalmente, estão envolvidas na proposta duas empresas de base tecnológica (start-up) oriundas de egressos da UEFS, a PUBA e a GEODATIN e uma associação, a Aspromb (Associação de Produtores e moradores do povoado da baixinha da pitombeira e adjacencias).

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 14 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/