Programa Jovem Aprendiz em Feira pode levar três estudantes para intercâmbio na Europa
Cerca de 500 novos estudantes selecionados participaram das boas-vindas ao programa nesta sexta (2)
Feira de Santana Notícias 24h - Cerca de 500 estudantes da rede municipal de ensino de Feira de Santana participaram, na manhã desta sexta-feira (2), da solenidade de boas-vindas do Programa Jovem Aprendiz, que tem por objetivo ofertar capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho a jovens de 14 a 21 anos, matriculados no ensino fundamental ou Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Conforme a secretária municipal de educação Anaci Paim, dos jovens selecionados no programa Jovem Aprendiz este ano, três terão a oportunidade de viajar para Barcelona, na Espanha, onde irão vivenciar um intercâmbio cultural, expandindo ainda mais a sua formação.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
O programa é realizado em Feira de Santana em parceria com a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi). Na primeira etapa, no ano passado, foram selecionados 100 estudantes, dos quais 93 já estão atuando em unidades escolares, desempenhando atividades administrativas nas secretarias.
"A experiência da Renapsi é muito grande, tanto no Brasil como no exterior. Eles têm uma referência, seguem a legislação nacional também e todas as garantias estabelecidas. E deste grupo, três estudantes poderão ir para Barcelona, onde vão ter uma oportunidade de intercâmbio fantástico, com vivências de outras realidades e contribuição muito grande tanto para sua formação cultural quanto do conhecimento."
Com a ampliação do Programa Jovem Aprendiz agora em 2024, para mais 500 estudantes selecionados, 217 escolas municipais serão contempladas. Os jovens passarão por um processo de formação de duas semanas, e em seguida, serão encaminhados para atuarem nas unidades. Além disso, eles receberão uma bolsa de aproximadamente 700 reais, incluindo transporte, seguro de vida e 13º salário.
De acordo com a secretária municipal Anaci Paim, o programa já é um sucesso em Feira de Santana e teve um procura de mais de 5 mil estudantes no período de seleção para preenchimento das 500 vagas.
"Se vê que a comunidade precisa, quer, deseja e almeja, porque a resposta é positiva. A formação não tem vinculação com o ano letivo. Ao completar um ano, o estudante terá férias remuneradas e continua até o programa existir. Os recursos são da educação municipal, é uma ação que visa a permanência do jovem na unidade escolar, porque a condição básica para ele continuar depois que for selecionado e treinado é estar regularmente frequentando. Isso traz uma contribuição muito significativa para reduzir a evasão", afirmou a secretária.
Cidadãos do Mundo
O palestrante do evento, Eduardo Ataíde, que é presidente do WWI no Brasil, uma instituição internacional de pesquisa focada no desenvolvimento sustentável, salientou que o objetivo da formação a estes jovens é incentivá-los a se posicionarem como cidadãos globais e adotarem os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
"Essa parceria se dá através da Acbeu (Associação Cultural Brasil e Estados Unidos), que é nacional e internacional, e visa conscientizar o aluno de Feira que ele é cidadão do mundo. Ele não está em Feira de Santana apenas. Na economia digital que nós vivemos, você faz parte de um todo, então é muito importante receber as informações lá de fora, mas principalmente levar as suas informações, sua cultura, a sua imagem, o seu povo, o seu saber tradicional lá para fora. Para que você seja global, necessariamente você tem que ser antes local, porque não existe nada global sem ser local. E o global é um conjunto de localidades que se unem para se expressar", enfatizou.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.