Farmácia Universitária será inaugurada nesta quarta, 27
Espaço já existe como programa de extensão desde 2018
Estão previstas as seguintes atividades a serem realizadas na Farmácia Universitária: dispensação de medicamentos, elaboração do perfil farmacoterapêutico dos usuários, avaliação e acompanhamento da terapêutica farmacológica, prescrição farmacêutica, aferição de pressão arterial e glicemia, medição de temperatura corporal, aplicação de medicamentos injetáveis e informações para os usuários sobre acesso a medicamentos no SUS. Também estão previstos a coleta e o gerenciamento de resíduos de medicamentos e o serviço de informação de medicamentos; sendo um cenário de prática obrigatório, conforme previsto pelas Diretrizes Curriculares para a graduação em Farmácia (2017) e mais adequado às necessidades de formação para o Sistema Único de Saúde.
Os medicamentos dispensados na Farmácia Universitária serão fornecidos pela Assistência Farmacêutica Municipal mediante Termo de Convênio, já celebrado entre a Prefeitura de Feira de Santana e a UEFS. Compreende o elenco do Componente Básico da Assistência Farmacêutica, destinado à atenção básica, incluindo o Programa de Hipertensão e diabetes (medicamentos e insumos), Saúde Mental e Saúde da Mulher (contraceptivos e insumos). Também está prevista como contrapartida da PMFS a contratação de farmacêutico e técnico administrativo para desempenhar atividades na Farmácia.
O público-alvo a ser assistido abrangerá, inicialmente, pacientes das Clínicas Odontológicas da UEFS, idosos integrantes da Universidade Aberta à Terceira Idade, estudantes da Residência Universitária e servidores terceirizados. Ou seja, a Farmácia disponibilizará serviços para a comunidade externa e interna da UEFS. Neste momento, estão sendo organizados os fluxos de atendimento, os programas de registro de informação dos pacientes e os instrumentos de trabalhos necessários ao desenvolvimento dos serviços para que, em fevereiro de 2022, seja iniciado o atendimento ao público.
Cabe ressaltar que a Farmácia Universitária já existe como programa de extensão desde 2018, contando com a participação de quatro docentes do curso de Farmácia e três bolsistas de Extensão. Na estrutura do campus que está sendo inaugurada dispõe também de servidora técnica, apoio de estagiária do programa Mais Futuro e é coordenada pelos docentes Tatiane Alencar e Pedro Prates. Além disso, agregará três outros programas de extensão: Promoção do Uso Racional de Medicamentos na Atenção Básica do Município de Feira de Santana-BA, Programa de Promoção do uso adequado de plantas medicinais e fitoterápicos nos municípios do semiárido baiano e Centro de Informação Sobre Medicamentos da Universidade Estadual de Feira de Santana (CIM-UEFS), todos institucionalizados.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.