Especialista compartilha dicas de como se dar bem na redação do Enem
No dia 3 de novembro, mais de 5 milhões de candidatos irão fazer a redação, um dos principais desafios no exame
"O importante é se preparar para a redação informando-se em fontes seguras, mantendo-se atualizado em relação aos acontecimentos de relevância no Brasil e no mundo e exercitando um olhar crítico sobre esses acontecimentos. Informação é tudo! Também é necessário desenvolver a leitura e a interpretação de textos diversos, como gráficos, cartuns, textos estatísticos, eles serão de grande utilidade na produção do texto solicitado no exame", afirma o professor.
Penteado explica que a redação do Enem exige um texto argumentativo, no qual a construção de argumentos, a justificativa do que se coloca e as referências, que são retiradas dos textos-base e outras fontes confiáveis, são fundamentais para um texto forte e convincente. "Não se esquecer da estrutura geral dos textos argumentativos: apresentação do tema e do posicionamento, argumentação referenciada e justificada, conclusões sobre o tema e proposta de intervenção acerca do tema discutido. Essa estrutura é básica, porém, a mais eficiente na construção da redação do Enem", completa.
De acordo com o professor, os erros mais comuns na redação do Enem ocorrem pela falta de fundamentação dos argumentos e pelo uso de dados e estatísticas sem comprovação, além de opiniões baseadas no senso comum. Mesmo com a estrutura e gramática corretas, o texto perde força quando carece de argumentos sólidos. A principal dica é que os alunos utilizem os textos-base, que fornecem dados confiáveis, para fortalecer suas redações.
Apesar de ser quase impossível prever o tema de redação, Penteado aponta questões que os candidatos devem ficar atentos, como a emergência climática, com destaque para os fenômenos extremos como as chuvas no sul do Brasil e as ondas de calor globais; o capacitismo no esporte, impulsionado pelo sucesso dos atletas brasileiros nos Jogos Paralímpicos; o bullying e os conflitos sociais nas escolas, refletindo casos de preconceito e seus impactos psicológicos; a busca pela perfeição em procedimentos estéticos, com os riscos associados; e a influência dos digital influencers, especialmente sobre jovens e adolescentes.
Para se preparar de forma mais assertiva para o Enem e buscar mais dicas, basta acessar a plataforma da Estácio: estacio.br/festival-de-carreiras. No site os candidatos podem ter conteúdos importantes e gratuitos nessa reta final de vestibular, como aprender a utilizar o ChatGPT para acelerar os estudos e estudar mais em menos tempo com o Manual de estudo por meio de Inteligência Artificial. Além disso, conteúdos exclusivos como do Viva Estácio e do Guia de Carreiras, vão ajudar o candidato a escolher sua futura profissão.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.