Docentes das universidades estaduais paralisam atividades nesta quarta (11)

EducaçãoMovimento

Docentes das universidades estaduais paralisam atividades nesta quarta (11)

A paralisação é parte da luta da categoria por um plano de recomposição salarial 

Foto: Reprodução
Nesta quarta-feira, dia 11 de setembro, docentes das Universidades Estaduais Baianas paralisarão as suas atividades em todo território baiano com um ato unificado em Salvador. A concentração da manifestação será no Campus I da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, no Cabula, a partir das 6h30.

Aprovada nas assembleias das universidades, a paralisação é parte da luta da categoria por um plano de recomposição salarial, uma das pautas que está em discussão com o governo do estado. A negociação sobre o reajuste já se encontra no quarto ciclo de discussão e, durante a paralisação, a partir das 15h, ocorrerá uma nova reunião do Fórum das Associações Docentes (FAD) com o governo na Secretaria de Educação (SEC). Já está também previsto no calendário de mobilização do movimento docente a realização de assembleias no dia 16 de setembro para a discussão sobre deflagração de greve.

Histórico do impasse

Desde o mês de abril, as Associações Docentes tentam negociar com o governo um plano de recomposição salarial. O governo só cedeu à mesa de negociação após a decisão das assembleias docentes pelo indicativo de greve, aprovado em junho. A proposta de reajuste salarial do movimento docente é de três reajustes de 5,5%, nos meses de janeiro/2025, janeiro/2026 e dezembro/2026, respectivamente, totalizando 17,42% em dois anos (2025 e 2026), com respeito à data-base em janeiro.

A proposição dos professores é fruto das discussões em assembleias e considera as previsões de inflação para 2024 e 2025 do Boletim Focus, correspondendo a um ganho real, acima de inflação, de 4,1% ao ano, com respeito a data-base de janeiro. De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), docentes das universidades estaduais acumulam uma perda salarial de 35% desde 2015.

Confira as informações de local e horário das rodadas de assembleias docentes que discutirão a deflagração da greve na próxima segunda-feira, dia 16 de setembro:

UEFS: Auditório 2 (Módulo 1) às 16h45

UNEB: Auditório da ADUNEB – Campus Salvador às 16h40

UESC: CÉU (Térreo do Pav. Adonias Filho) às 9h

UESB: Auditório da ADUSB – Campus Vitória da Conquista às 16h30 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 21 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/