Comitiva de Sobral está em Feira de Santana há seis meses treinando gestores da educação
Cidade cearense alcançou nota 9,4 no IDEB
Durante a entrega da Escola Municipal de Educação Infantil Antonio Albertino Carneiro, no bairro Tanque da Nação, que foi reinaugurada na quinta-feira (25) após uma reforma, o prefeito Colbert Martins computou a intenção de tornar Feira de Santana, na área da educação, tão bem colocada quanto Sobral no Ceará, que ocupa o primeiro lugar do Brasil no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), de 2021 entre municípios com mais de 50 mil habitantes.
De acordo com o gestor, representantes do município cearense estão morando em Feira, com o objetivo de guiar os gestores municipais de desafios e avanços na Educação Básica de Feira de Santana.
"Todos os professores estão sendo neste momento, orientados pelo pessoal de Sobral no Ceará, que estão há mais de 6 meses aqui em Feira para que a gente possa alcançar o mesmo nível de Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB) do Ceará, onde eles alcançaram 9,4 e Feira tem 4,4, mas estamos aprendendo muito. Eles vieram trazendo essa informação de como eles melhoraram lá", conta o prefeito Colbert Martins.
O Ideb é calculado com base no aprendizado dos alunos em português e matemática (Prova Brasil) e no fluxo escolar (taxa de aprovação). Dados do Ministério da Educação, mostraram que Sobral possui nove escolas entre as 100 melhores do país, sendo 4 nos anos iniciais do Ensino Fundamental e 5 nos anos finais. Além disso, os resultados do IDEB mostram, ainda, que o município de Sobral está acima da média do país e do Estado, abrangendo as duas categorias da avaliação.
Educação e integração comunitária
Também presente na cerimônia, Anaci Paim, secretária municipal de educação, destacou a importância de uma unidade escolar totalmente integrada com a comunidade e atendendo as reais demandas locais.
"Todas as proposições desenvolvidas na educação infantil integram o programa que nós temos e que foi definido pela Secretaria de Educação, portanto, com a política da educação infantil, que valoriza o 'eu', a criança, a partir da sua existência e permite a ludicidade como processo importante da aprendizagem do aluno. Todos aqueles vinculados a matrículas, que tenham qualquer necessidade de atendimento especializado, que viabilize também a oferta das turmas com professores qualificados, serão atendidos. Isso o município dispõe na sua totalidade, pois vamos criando oportunidades para que as crianças estejam próximas às suas residências", diz.
O prefeito completou afirmando que trata-se de uma grande reforma na unidade atende a 120 criancinhas de 4 a 5 anos. "Uma escola de 1981, totalmente reformada, ampliada, com internet, com piso de alta resistência entre outros, isso para a idade da criança é muito importante para o Tanque da Nação. O investimento foi no valor de 473 mil reais", concluiu.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.