Arte e cultura marcam presença na Jornada Pedagógica 2025
Iniciativa visa estimular a criatividade, reflexão e o desenvolvimento cultural dos educadores
Feira de Santana Notícias 24h - Foi iniciada nesta segunda-feira (03) a Jornada Pedagógica 2025, evento que marca o retorno das atividades para os profissionais da rede municipal de ensino, além da preparação para o ano letivo, que começará no dia 6 de fevereiro. Este ano, o evento, realizado no Cajueiro Convenções, tem como tema: "Inspirar caminhos e transformar vidas: cuidar de quem educa na busca da educação pública de qualidade". Além das atividades pedagógicas, a arte e a cultura também marcaram presença de maneira significativa, enriquecendo ainda mais o evento, com a exposição de quadros e a venda de livros.
Entre os expositores, o artista plástico Antônio Carvalho apresentou, pela primeira vez na Jornada, a exposição 'Recortes de Feira de Santana', que retratou equipamentos históricos da Princesa do Sertão, como o Casarão Fróes da Motta e a sede da Câmara Municipal.
"Essa exposição procura retratar os prédios históricos, monumentos e igrejas de Feira de Santana, e também tem o objetivo de chamar a atenção para a necessidade de conservação do que restou do patrimônio histórico de nossa cidade. Para mim, é muito importante estar expondo nesse momento da Jornada Pedagógica, devido ao público, à visibilidade que tem e à importância desse movimento para a nossa querida cidade. A arte tem que ser divulgada, não pode ficar só nos museus, nas casas, a arte tem que seguir sempre. Então, estou sempre aberto para as parcerias, para que a cultura seja divulgada", afirmou Carvalho.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
Outra exposição, desta vez realizada por pequenos artistas, é Fragmentos do Cotidiano, produzida por alunos da Escola Municipal Maria Antônia da Costa, sob orientação do professor de Artes Antônio Barreto.
"São alunos do 3º ao 5º ano, fazendo um trabalho de arte voltado não só para a formação dos nossos estudantes, mas também para que eles compreendam que são capazes de produzir peças artísticas e que a arte está em tudo que a gente produz. Começamos com o desenho, depois ministramos aulas de pintura e, aos poucos, eles vão criando a própria arte. Todos ficaram encantados com o trabalho que produziram, então a adesão foi de 100%", explicou o professor.
O secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Cristiano Lôbo, que também é professor, destacou a relevância de iniciativas como essa para estimular a criatividade, reflexão e o desenvolvimento cultural, essenciais para o crescimento pessoal e profissional dos educadores.
"A cultura e a educação estão intimamente ligadas, caracterizando-se como agentes socializadores, capazes de modificar a forma de pensar dos estudantes e dos educadores, contribuindo assim para o desenvolvimento da sociedade. Dessa forma, a cultura tem papel fundamental no ambiente escolar, sendo capaz de promover a inclusão dos indivíduos e permitindo que cada cidadão envolvido se sinta participante do processo educacional", pontuou Cristiano Lôbo.
Os participantes da Jornada também tiveram acesso a um exemplar da coleção exclusiva do estilista Moab Barros, inspirada na regionalidade e pertencimento dos 60 anos do artista Juraci Dórea, e ao livro de crônicas "Água de Alevante", da professora Alana Freitas El Fahl, uma das palestrantes do primeiro dia do evento, que segue nesta terça-feira (04) e quarta-feira (05), com programação nas escolas.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.