400 novos estudantes são contemplados com o programa Jovem Aprendiz Feirense
Programa busca inserir estudantes da EJA e do ensino fundamental no mercado de trabalho.
Em entrevista ao Folha do Estado, o prefeito Colbert Martins afirmou que o primeiro ano do programa foi um sucesso e já conta com mais de 5 mil inscritos.
"Autorizamos mais 400 jovens. Temos mais de 5 mil inscritos, mas vamos colocar agora apenas uma parte e os demais em 2025. Tivemos um bom resultado neste primeiro ano, e o principal é manter as pessoas na sala de aula. 96% dessas pessoas tiveram frequência, e cerca de 92% têm melhoria na sua atividade escolar. Só isso foi um grande passo."
A primeira-dama de Goiás, a feirense Graça Caiado, destacou a sua alegria em retornar a Feira de Santana para falar sobre a aplicação do programa, que em seu estado recebe o nome de Aprendiz do Futuro, o qual ela ajudou a trazer para o município.
"Vim a Feira de Santana falar desse projeto que eu tanto gosto. O aprendiz do futuro em Goiás e aqui feirense, e dizer da minha alegria, porque só a educação leva à cidadania e à independência, e esse programa sem dúvida nenhuma leva essas jovens, que muitas vezes não conseguiram fazer aquele curso que precisava fazer, a terem uma oportunidade de emprego e um aprendizado ainda maior, só assim eles conseguem mudar a realidade da sua vida e da família. Temos visto jovens carentes podendo transformar sua vida com este programa. Então tudo que ajuda as pessoas, principalmente aquelas com vulnerabilidade a poderem mudar sua realidade da sua vida é o que sinaliza que nós estamos no caminho certo."
A iniciativa é realizada pela Prefeitura de Feira de Santana em parceria com a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Demã by Renapsi). Adair Meira, diretor global do projeto, também avaliou os índices como positivos e elogiou a forma como o projeto vem sendo conduzido na cidade.
"Minha avaliação é de que este projeto foi espetacular do ponto de vista de índices qualitativos e quantitativos. Feira de Santana soube dar uma resposta potente à sua juventude, principalmente aqueles que estavam prestes a abandonar a escola. E Feira conseguiu irradiar para o Brasil esse programa com qualidade, garantindo formação, renda, e sobretudo, a ocupação, o primeiro emprego desses jovens, que têm sua carteira assinada, com salário registrado e tudo isso é muito importante. Os novos estudantes inseridos mostram que o programa tem grande penetração e a ampliação vai favorecer aquilo que Feira mais precisa, que é cuidar, promover e fortalecer sua juventude."
Lançado em 2023, o programa Jovem Aprendiz Feirense busca inserir estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do ensino fundamental na rede municipal de Feira de Santana, no mercado de trabalho. Além disso, para participar o jovem precisa ter renda familiar per capita de até 2 salários mínimos e ter idade entre 15 a 21 anos.
Os estudantes recebem salário mínimo/hora, décimo terceiro salário, férias remuneradas, vale transporte, seguro de vida, uniformes e crachás. A carga horária é de 20 horas semanais. A participação nas aulas é obrigatória; a ausência implica afastamento.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.