Em 2019, Roberto Campos Neto disse que autonomia do Banco Central derrubaria juros

EconomiaSabatina no Senado

Em 2019, Roberto Campos Neto disse que autonomia do Banco Central derrubaria juros

Patamar elevado tem incomodado presidente Lula e PT

Crédito: Pedro França/Agência Senado

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, prometeu, durante sua sabatina no Senado, em fevereiro de 2019, que a aprovação da autonomia do órgão contribuiria para que os juros caíssem e a economia crescesse.

"A mudança, se aprovada por esse Parlamento, trará ganhos para a credibilidade da instituição e para a potência da política monetária, reduzindo o tradeoff [troca] de curto prazo entre inflação e atividade econômica e contribuindo para a queda das taxas de juros e o crescimento econômico", afirmou Campos Neto.

A regra que prevê a autonomia formal do BC foi aprovada em 2021, estabelecendo mandatos fixos para o presidente e a diretoria da instituição. Desde então, houve sucessivas elevações na taxa de juros, chegando atualmente a 13,75%.

O patamar elevado tem incomodado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o PT, que vêm aumentando o tom das críticas à autoridade monetária. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 27 Fevereiro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/