Destinação de Imposto de Renda para projetos sociais segue até 31 de maio

EconomiaSaiba mais

Destinação de Imposto de Renda para projetos sociais segue até 31 de maio

Ação pode ajudar projetos que atendem crianças, adolescentes e idosos 

Crédito: Divulgação

O prazo de entrega da Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física deste ano termina dia 31 de maio e ainda é possível ajudar projetos sociais através da destinação de Imposto de Renda diretamente na declaração.

A destinação de Imposto de Renda pode ajudar projetos que atendem crianças, adolescentes e idosos, mudando a realidade social do lugar que você vive ou outro, de sua escolha.

O contribuinte pode destinar parte do imposto diretamente na entrega da sua declaração, podendo direcionar até 3% aos Fundos de Proteção aos Idosos e até mais 3% aos Fundos de Proteção a Crianças e Adolescentes.

Para isso, ao preencher a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física - DIRPF, basta acessar a ficha "Doações Diretamente na Declaração", selecionar a qual fundo de direito deseja fazer a doação e informar o valor que pretende doar. A doação deve ser efetuada através do pagamento em DARF até o 31 de maio.

A doação não tem nenhum custo. Se o resultado da declaração for imposto a pagar, o valor doado será automaticamente abatido do que você tem a pagar. Já para quem tem direito à restituição, o valor doado através do pagamento do DARF será somado ao da restituição apurada e acrescido de juros Selic.

Para abater os valores doados, a Declaração de Imposto de Renda deve ser feita no regime de deduções legais (modelo completo). Não é possível fazer a destinação de imposto se a declaração for preenchida com regime simplificado. Também não é permitida a dedução de doações efetuadas diretamente às entidades assistenciais.

A ação de cidadania está sujeita ao controle social, realizado pelo Ministério Público e Tribunal de Contas. A destinação do imposto de renda é uma forma legal e segura de ajudar e incentivar projetos sociais e culturais, em que você ou sua empresa pode destinar parte do seu imposto, estimulando a proteção às crianças, adolescentes e idosos, as atividades culturais, audiovisuais e desportivas.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 25 Dezembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/