Auxílio Brasil começa a ser pago nesta quarta, 17
Benefício substitui o extinto Bolsa Família
O programa social Auxílio Brasil, benefício do governo de Jair Bolsonaro que pretende substituir o Bolsa Família, começa a ser pago nesta quarta-feira (17), de acordo com o ministério da Cidadania. Assim, o auxílio vem com aumento de 17,8% no valor médio (para R$ 217,18) em relação ao antecessor Bolsa Família.
No entanto, o governo não pagará os R$ 400 mensais prometidos por Bolsonaro. A concessão desta quantia foi condicionada à aprovação da PEC dos Precatórios no Senado Federal, o que asseguraria orçamento suficiente para o subsídio.
O tempo para se conseguir a aprovação da PEC, no entanto, joga contra a estratégia e mantém a incerteza sobre os valores a serem pagos, de acordo com o jornal Folha de São Paulo. O líder do governo no Senado e relator do texto dos precatórios, senador Fernando Bezerra (MDB-PE), citou nos últimos dias 2 de dezembro como data-limite para a aprovação do texto.
O prazo já é mais elástico que o citado pela equipe econômica em conversas sobre o tema. Antes, o time sinalizava que a PEC teria de ser aprovada até meados de novembro; depois, até o fim deste mês. As mudanças precisam ser colocadas em prática ainda neste ano para não desrespeitarem a lei eleitoral – que impede o aumento do benefício em 2022.
O Auxílio Brasil, assim como todos os programas sociais do governo, exige registro no Cadastro Único (CadÚnico), – banco de dados que reúne informações sobre as famílias brasileiras que vivem em situação de pobreza.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.