O Mestre Bule-Bule se apresenta em Feira de Santana no dia 1º de novembro
Feira de Santana Notícias 24h - O Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) receberá o Mestre Bule-Bule em apresentação musical no 46º Festival de Violeiros de Feira de Santana 2024. O evento, que também contará com uma disputa entre repentistas de diversos estados do nordeste, será no dia 01 de novembro, a partir das 18h, no Teatro Universitário do Cuca. A entrada é gratuita.
O repentista, cordelista, sambador, tiraneiro e forrozeiro Bule-Bule, importante divulgador da cultura do repente, já participou de outros festivais de violeiros em Feira de Santana como competidor, mas desta vez fará a abertura e o encerramento do evento, que já é tradicional na cidade.
Em sua 46ª edição, o Festival de Violeiros de Feira de Santana 2024 contará com 5 duplas de repentistas de diferentes estados do nordeste disputando o primeiro lugar: Hipólito Moura (PI) e Jaciel Rufino (PE); Edvaldo Zuzu (PE) e Daniel Olímpio (PE); Vem Vem do Nordeste (SE) e Galego da Viola (SE); Raimundo Caetano (PB) e Rogério Meneses (PB); Nadinho de Riachão (BA) e Leandro Tranquilino (BA). Os versos improvisados pelos violeiros serão avaliados por uma mesa julgadora formada pelo Prof. Dr. Aaron Lopes, Franklin Maxado, Jackson Ramos e Antônio Maracujá.
Para os apreciadores da culinária nordestina, haverá venda de comidas típicas na Feira de Saberes e Sabores da Uefs. Além disso, o Festival também será transmitido ao vivo no YouTube e Instagram da TV Olhos D'Água. A apresentação do evento ficará por conta do jornalista Tanúrio Brito.
Programação
18h00 – Abertura do Teatro Universitário
18h30 – Cerimônia de abertura
18h50 – Show de abertura de Bule-Bule
19h20 – Apresentação das duplas de violeiros
21h20 – Resultado do Festival
21h30 – Show de encerramento de Bule-Bule
Sobre o Festival de Violeiros de Feira de Santana
O Festival de Violeiros de Feira de Santana é um evento que celebra a cultura do repente de viola nordestino. Criado em 1975 pelos violeiros feirenses Caboquinho, Dadinho e João Ramos, já foi palco de grandes repentistas nordestinos, como Ivanildo Vila Nova, Pedro Bandeira, Daudeth Bandeira, Severino Feitosa, Mocinha de Passira, João Lourenço e Antônio Queiroz.
Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 2021, o Repente, também conhecido como Cantoria, reúne um conjunto de narrativas orais, cantorias e poesia popular improvisadas acompanhadas pela viola caipira. Em competições como o Festival de Violeiros de Feira de Santana, os violeiros, também conhecidos como poetas ou repentistas, improvisam sobre temas e métricas diversas.
Visando a manutenção da tradição do repente na cidade e a preservação do Festival, o Cuca/Uefs organiza o Festival de Violeiros de Feira de Santana desde 2023 em parceria com a Associação de Violeiros e Trovadores da Bahia (AVTB), presidida por João Ramos, um dos criadores do evento.
O 46° Festival de Violeiros de Feira de Santana 2024 é realizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), e pela Associação de Violeiros e Trovadores da Bahia (AVTB), com apoio da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, da TV Olhos D'Água e da Feira de Saberes e Sabores, um projeto da Incubadora de Iniciativas da Economia Popular e Solidária da Uefs.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.